Concurso do Plano Piloto de Brasília: das ideias à realidade

projetos para brasilia

No próximo dia 15 de março o Concurso do Plano Piloto de Brasília, vencido por Lucio Costa, completa 58 anos. Para lembrar a data, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança o livro Projetos para Brasília 1927-1957, de Jeferson Tavares. O lançamento da publicação, que apresenta com detalhes essa história e seus antecedentes, será no próximo dia 17 de março, no Cine Brasília, um dos edifícios mais belos e emblemáticos da cidade. Estarão presentes, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidenta do Iphan, Jurema Machado, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Na oportunidade, também será assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Iphan e o Governo do Distrito Federal (GDF) para estabelecer procedimentos e estratégias comuns para a gestão do conjunto urbanístico de Brasília. A noite marcará também o início da campanha Brasília Patrimônio Mundial, que visa ampliar junto à população o significado e importância deste título.

Brasília Patrimônio Mundial
Aos 27 anos, Brasília foi o primeiro bem contemporâneo a ser reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, em 1987. O título reconhece a importância do movimento modernista e de Brasília, no panorama das ideias urbanísticas da renascença até a atualidade. Nesse contexto, a campanha Brasília Patrimônio Mundial surge com o objetivo de difundir e fortalecer entre a comunidade brasiliense, especialmente entre as crianças e os jovens, o conhecimento das circunstâncias históricas, que ensejaram a mudança da capital para o planalto central e suas repercussões sobre o ordenamento do território, economia, arquitetura e urbanismo. O símbolo do patrimônio mundial é reconhecido mundialmente e utilizado como elemento de difusão dos princípios de preservação do patrimônio cultural.

O livro de Jeferson Tavares - Projetos para Brasília 1927-1957 - editado pelo Iphan-DF, analisa os 26 projetos que participaram do Concurso do Plano Piloto, do qual o projeto de Lucio Costa sagrou-se vencedor. Aborda, ainda, com riqueza e profundidade as origens das ideias e conceitos, do ponto de vista histórico, político e urbanístico, que influenciaram a localização e configuração urbana da nova capital.

Gestão compartilhada
O Acordo de Cooperação Técnica que será assinado entre o Iphan-DF e o GDF tem como objetivo instituir a gestão compartilhada do Conjunto Urbanístico de Brasília. A perspectiva é estabelecer um novo patamar institucional nas relações entre União e Distrito Federal no processo de preservação da área tombada de Brasília, somando esforços e compartilhando compromissos e responsabilidades.

Entre as metas do acordo estão previstas a instituição de uma política integrada de preservação da área tombada, envolvendo governo federal e local; promoção e valorização do Conjunto Urbanístico de Brasília como Patrimônio Nacional e Cultural da Humanidade; além do desenvolvimento de programas, projetos e normas de interesse comum à preservação do Conjunto Urbano.

Serviço
Lançamento do livro Projetos para Brasília
Data:
17 de março de 2015
Horário: 19h
Local: Foyer do Cine Brasília, entrequadra 106/107 Sul, Asa Sul/ Brasília – DF

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18812&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan