Livro - O metrô do Rio de Janeiro

O livro, de autoria da arquiteta e pesquisadora Eliane Guedes, remonta a história por trás da implementação do sistema metroviário do Rio de Janeiro

Imagem: divulgação

  • A arquiteta e pesquisadora Eliane Guedes remonta a história por trás da implementação do sistema metroviário da capital carioca no livro “O Metrô do Rio de Janeiro: interesses, valores e técnica em projetos estruturais de desenvolvimento urbano”, publicado pela Letra Capital Editora.
    A obra de 294 páginas percorre todo o processo, que durou mais de cinco décadas, desde o primeiro projeto (1928) e a decisão formal (1968) até sua inauguração em 1979, quando operavam quatro quilômetros de trilhos. Nesse contexto, a autora analisa a trajetória institucional percorrida e pontos-chave como as políticas de transporte e mobilidade urbana da época, os diferentes traçados propostos para as linhas, sua construção e financiamento.
    Para enriquecer essa reconstituição, alguns dos personagens envolvidos no processo foram entrevistados, como agentes públicos, dirigentes da Companhia do Metrô do Rio de Janeiro, representantes da imprensa, da construção civil e do mercado imobiliário, entre outros.
    Estruturado em oito capítulos, o livro ainda resgata a história político-administrativa da cidade; relata a evolução dos deslocamentos e do transporte público; assim como discute hipóteses sobre as questões determinantes para implantação do Metrô.
    Resultado da tese de doutorado da arquiteta Eliane Guedes na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 2009, a obra faz parte da Coleção “Metrópoles: teses e dissertações”, do Observatório das Metrópoles.


  • Eliane Guedes é arquiteta formada pela FAU-USP em 1974. Possui mestrado em Planejamento Urbano e Meio Ambiente pela Universidade da Califórnia do Sul em 1979, assim como Mestrado Profissionalizante no Instituto de Urbanismo de Paris (IUP) da Universidade de Paris, em 1982.


  • O METRÔ DO RIO DE JANEIRO
    Autoria Eliane Guedes
    Publicação Letra Capital Editora
    294 páginas – português
    O download gratuito da obra pode ser feito aqui!

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!ler/read/14510/o-metr%C3%B4-do-rio-de-janeiro

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan