Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação

"Le périphérique": anél viário que circunda grande parte do município de Paris. ImageFotografia: François Mori, via Le Monde    "Le périphérique": anél viário que circunda grande parte do município de Paris. ImageFotografia: François Mori, via Le Monde

Após alguns dias de negociação, as autoridades parisienses decidiram implementar a circulação alternada de veículos na capital francesa, medida que entrou em vigor nesta segunda-feira, 23 de março, reduzindo pela metade o numero de carros em circulação na cidade.

A decisão foi tomada após o Airparif, observatório da qualidade do ar na região de Île-de-France, ter apontado um nível de partículas finas (PM10) por metro cúbico de ar acima do limite aceitável – que é de 50 microgramas – na região parisiense.

O princípio da estratégia é bastante simples: os veículos leves (carros e motos particulares) com placas ímpares só podem circular nos dias ímpares. Aqueles com placas pares, por sua vez, circulam apenas em dias pares.

Esta é a segunda medida restritiva a automóveis que entra em vigor nas últimas semanas. Dia 18 deste mês as autoridades limitaram a velocidade dos veículos a 20 quilômetros por hora.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Torre Eiffel durante pico de poluição atmosférica. ImageVia Brasil Post    Torre Eiffel durante pico de poluição atmosférica. ImageVia Brasil Post

Para garantir que a medida seja respeitada, a prefeitura estabeleceu algumas ações que incentivam o uso do transporte público para todos, não apenas aqueles cujos carros estejam proibidos de circular. Entre estas ações estão: uma hora de Autolib gratuita para os bilhetes de um dia de duração; uso gratuito da Vélib’ (sistema público de bicicletas de aluguel); estacionamento gratuito para os veículos impedidos de trafegar; e gratuidade em todos os transportes de massa (metrô, ônibus, bonde e RER) nas zonas onde a nova medida restritiva se aplica.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Vélib’ - Sistema público de aluguel de bicicletas de Paris    Vélib’ - Sistema público de aluguel de bicicletas de Paris

Além disso, cerca de mil policiais foram colocados nas ruas para impedir infrações. As multas são de 22 euros se o infrator deixar imediatamente de conduzir e 35 euros se ele for novamente autuado. A nova medida não é aplicada a veículos “limpos” (elétricos, híbridos ou a gás) nem a veículos com três ou mais passageiros.

Referência: Le Monde e Brasil Post

 

Fonte:Romullo Baratto. "Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação" 27 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 28 Mar 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/764494/paris-implementa-medida-que-diminui-pela-metade-o-numero-de-automoveis-em-circulacao

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan