Selo Procel Edificações: Certificado de Eficiência Energética em Edificações Selo Procel Edificações

  Selo Procel Edificações residencial

Imagem: http://www.pbeedifica.com.br

O Selo Procel Edificações tem por objetivo principal identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria. É um instrumento de adesão voluntária, estabelecido em novembro de 2014.  

                                                                                                                                                          O setor da construção civil tem extrema importância no mercado de energia elétrica, representando cerca de 50% do consumo de eletricidade do País. Por isso a importância de motivar o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Nas Unidades Habitacionais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água. O Selo Procel Edificações é outorgado tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída. Os Selos são emitidos pela Eletrobras Procel após a avaliação realizada por um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro, com escopo de Eficiência Energética em Edificações – OIA-EEE. Uma edificação que inicia com um projeto eficiente tem potencial de economizar 50% de energia elétrica. Já as edificações construídas que recebam um retrofit, o ganho em termos de economia de energia pode atingir 30%. Fala-se em potencial pois se não receberem correta manutenção, os edifícios ainda que certificados, não atingiram a eficiência energética esperada. Diferença entre a Etiqueta Procel Edifica e o Selo Procel Edificações: – O Procel Edifica é um subprograma do Procel, criado em 2003, cuja missão é promover a eficiência energética nas edificações. Através deste criou-se a “Etiqueta PBE Edifica” que classifica de A (mais eficiente) a E (menos eficiente) a eficiência energética dos edifícios. É mais uma identificação do que um certificado, considerando que ele apenas classifica o desempenho de uma edificação. Qualquer edificação que solicitar a etiqueta pode recebê-la, mesmo tendo um mau desempenho na avaliação. – O Selo Procel Edificações também faz parte do programa Procel Edifica, mas diferente da etiqueta que apenas classifica, o selo identifica as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria. Sendo assim, só podem receber o selo as edificações que obtiverem ótimo resultado na avaliação do programa; classe A em cada um dos três sistemas analisados.   Até o momento, dezesseis edificações receberam o selo, sete na fase de projetos e nove edificações concluídas. Entre elas, duas da Eletrosul: o retrofit do edifício sede, em Florianópolis; e a nova construção do setor de manutenção da empresa, localizada também em Santa Catarina, no município de Campos Novos. 

Selo Procel edificações - Sele Eletrosul

Sede Eletrosul – Selo Procel edificações – Imagem: Eletrosul

  Hangar Business Park - Salvador - Imagem: Divulgação

Hangar Business Park Salvador- Selo Procel Edificações: etapa projeto  – Imagem:  Divulgação   

                                                                                                                                                     Publicações técnicas relacionadas ao Selo Procel Edificações :

- Regulamento Selo Procel Edificações:

                                                                                                                                                                   - Critérios técnicos para o Selo Procel Edificações Comerciais:

                                                                                                                                                                 - Manual de Identidade Visual do Selo Procel Edificações Selo Procel Edificações:

 

 Equivalência do Selo Procel Edificações com o LEED:    

Foi aprovado recentemente pelo Comitê Diretivo do LEED, um Alternative Compliance Path (ACP) para comprovação do segundo pré-requisito de Energia e Atmosfera do LEED -EAp2, que trata do desempenho energético mínimo no sistema de classificação LEED BD & C de 2009. A demonstração da conformidade com as exigências do pré-requisito, agora poderá ser feita com o Selo Procel Edificações. O novo sistema pode ser aplicado a as edificações comerciais, de serviços e públicas, com exceção dos edifícios destinados à assistência médica, data centers, instalações industriais, armazéns e laboratórios. 

Fonte: http://sustentarqui.com.br/dicas/selo-procel-edificacoes/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan