Sistema transforma escada em elevador para cadeirantes

Este sistema pode ser a solução para acessibilidade de edifícios.
Este sistema pode ser a solução para acessibilidade de edifícios.

As soluções mais comuns para proporcionar acessibilidade aos cadeirantes são as grandes rampas, no entanto, elas ocupam muito espaço, nem sempre disponível para esse tipo de instalação. O Sesame, criado pela empresa britânica Allgood Trio, é um novo sistema que garante a acessibilidade ao mesmo tempo em que funciona como uma solução discreta e esteticamente agradável para o edifício.
Esteticamente a solução é perfeita. Ela mantém as escadas em seu formato normal, mas quando existe a necessidade de um cadeirante passar pelo local, a escada se retrai, dando origem a um pequeno elevador.


Foto: Reprodução

Isto significa então que, quando não estiver em uso, o sistema Sesame não pode ser visto e a estética do edifício não é afetada. Uma vez ativado, o sistema recolhe as escadas existentes para revelar o elevador que pode ser programado para funcionar automaticamente ou com o toque de um botão.


Foto: Reprodução

Este sistema seria a solução para acessibilidade de edifícios públicos, comerciais, e de condomínios residenciais brasileiros, já que por lei, todos devem proporcionar rampas de acesso com inclinações mais suaves, para que o cadeirante possa subir sem a ajuda de terceiros.


Foto: Reprodução

De acordo com a norma brasileira, a inclinação máxima para rampas é de 8,33% (inclinação suave), então, basicamente, para subir um metro seriam necessários 12 metros de rampa. Isso sem contar os patamares localizados nos extremos da rampa e patamares de descanso a cada 1,5 metros de elevação. Ou seja, para subir uma altura de dois metros seriam necessários no mínimo 28,5 metros de rampa, conforme a norma de acessibilidade.

Veja o vídeo: https://vimeo.com/89098339

Redação CicloVivo

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/sistema-transforma-escada-em-elevador-para-cadeirantes

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan