curso livre_as águas na cidade – uma visão ambiental e paisagística

De abril a julho a Escola da Cidade promove o Curso Livre, organizado pela arquiteta urbanista Saide Kahtouni, Doutora pela FAUUSP (2004), com pós-doutorado PROURB UFRJ (2011).

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As águas como elementos estruturadores e articuladores da forma urbana, através dos valores objetivos (recursos, obras, funcionalidades) e subjetivos (memória coletiva e referencialidades)  do ambiente urbano.

Relações entre a Sustentabilidade, as sobreposições geográficas e históricas dos usos e ocupação do solo urbano e seus múltiplos agenciamentos, particularmente em relação às infraestruturas ligada às transformações e usos dos recursos hídricos em sua interação com a Arquitetura e com o Urbanismo em São Paulo.

O conceito de infraestrutura verde, de manejos contemporâneos em áreas ripárias e sua aplicação nos projetos das paisagens urbanas do novo milênio.

  • OBJETIVOS, Público-alvo  e métodos de abordagem

Como curso livre voltado à Arquitetos, estudantes de Arquitetura e Urbanismo e outros profissionais interessados no tema, o curso pretende alinhavar conceitos multidisciplinares e facilitar uma nova leitura da situação urbana presente, a partir da ótica dos recursos hídricos e suas potencialidades e problemas, interligando conhecimentos e práticas através de uma visão crítica da realidade alicerçando a atuação profissional do Arquiteto Urbanista e de suas interfaces profissionais. A metodologia de abordagem será através de aulas expositivas, discussões em sala de aula, e seus desdobramentos orientativos, em pesquisa e trabalhos de campo realizados em equipes, para apresentação de relatos-síntese para todos os participantes.

  • FORMAS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será composta por prova escrita, trabalho prático e nota de participação em seminários e aulas, com pesos a definir.

  • INFORMAÇÕES GERAIS:

Limite para inscrições:  40 vagas

Horário das aulas:  quarta-feiras,  das 10h às 12h30

Duração: de 22 de abril a 08 de julho (total de 12 aulas)

Carga horária Total = 30 horas

  • ORGANIZAÇÃO

SAIDE KAHTOUNI – Arquiteta Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), na Área de Concentração História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, com a tese “Cidade das águas”(2003). Pós-doutorado (2011) sênior na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Prourb/UFRJ, 2010-2011). Atualmente é pesquisadora pelo Prourb e diretora da LPK Arquitetura e Urbanismo, desde 1994. Livros publicados na área: Cidade das águas (2004). Discutindo a Paisagem (2006).

CALENDÁRIO BÁSICO:

  • ABRIL – AULAS PRESENCIAIS: 22/04, 29/4
  • MAIO – AULAS PRESENCIAIS: 06/05, 13/05, 20/05, 27/05
  • PESQUISAS E TRABALHOS DE CAMPO – DE 03/06 A 17/06 ( 3 AULAS)
  • AVALIAÇÕES: 24/06, 01/07
  • ENCERRAMENTO  em 08/07
  • CUSTO
    Alunos, professores e ex-alunos da Escola da Cidade: R$ 100
    Demais interessados: R$ 150
  • INSCRIÇÕES:

Para inscrever-se, o interessado deve encaminhar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

Clique aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição

150407-Curso-As aguas na cidade-Cartaz

Fonte: http://www.escoladacidade.org/curso-livre_as-aguas-na-cidade-uma-visao-ambiental-e-paisagistica/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan