Editora da UFT lança Coleção Literatura Tocantinense

Por Paulo Aires

                                                                                                          A Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), promove o lançamento da Coleção Literatura Tocantinense, composta por cinco obras de autores distintos; sendo três de poesia, um de conto e um romance. O evento acontece nesta quinta-feira (16), às 9h, no hall da Biblioteca do Câmpus de Palmas, com a presença de todos os autores.
Os livros foram selecionados por meio do edital nº 03/2013, cujo resultado final foi objeto do edital nº 02/2014. São os títulos e seus respectivos autores: As Tocantinas, Célio Pedreira;  Terra entre rios, Walace Rodrigues;   O Caatingueiro Empoetizado, Osmar Ziba; Bem-te-vi, Ernesto Silva e  O canto da Carpideira, Lita Maria.
Para o diretor da EdUFT, professor Airton Cardoso Cançado, com a publicação desta coletânea a Universidade objetiva “a aproximação  com a sociedade através da divulgação da literatura produzida em nosso Estado para todo o Brasil, por meio de processo seletivo, no qual uma banca avaliou a qualidade literária dos trabalhos inscritos”.
O reitor da UFT, professor Marcio Silveira, considera que é papel da Universidade reconhecer a produção literária de qualidade produzida na região; e que este é um momento simbólico, importante, lembrando que a EdUFT é uma editora nova, mas que nasceu forte, dentro de critérios técnicos, com conteúdo. “Esta primeira Coleção de Literatura Tocantinense é apenas o início. Vamos continuar reconhecendo e apoiando a produção do conhecimento científico e literário da Universidade e dos autores do nosso Estado”, enfatizou Silveira.

Já a presidente da Academia Tocantinense de Letras, Mary Sônia Matos Valadares, destaca que este é um acontecimento positivo, uma notícia alvissareira, o fato desse projeto contemplar efetivamente autores tocantinenses. “Fortalece a credibilidade e a esperança na literatura local, pelo alcance da proposta. Desejo sucesso e agradeço a Universidade por esta realização”, pontua, Mary Sônia.

Este evento integra o Congresso dos Movimentos Sociais e a Feira de Livros da Região Norte que acontece entre os dias 15 e 17 de abril, no mesmo local.


Serviço
Lançamento da Coleção Literatura Tocantinense
16 de abril – quinta-feira – 9h
Hall da Bilbioteca do Câmpus de Palmas

Fonte: http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/14448-editora-da-uft-lanca-colecao-literatura-tocantinense

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan