Para celebrar o aniversário da capital federal, Iphan lança o livro Projetos para Brasília

Obra de Jeferson Tavares reúne projetos e soluções que compõem o Plano Piloto da cidade, elaborado por Lucio Costa

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

15/Abril/2015

Reprodução

Para celebrar os 55 anos de Brasília, no Distrito Federal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançará no dia 25 de abril no Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo, o livro Projetos para Brasília 1927-1957, resultado da pesquisa de mestrado de Jeferson Tavares no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP).

A publicação reúne os projetos e soluções que compõem o Plano Piloto da cidade, elaborado pelo arquiteto Lucio Costa, e analisa as formas e curvas de 26 projetos participantes considerando conceitos históricos, políticos e urbanísticos que influenciaram a configuração de Brasília.

Para o Superintendente do Iphan-DF, Carlos Madson, autor da apresentação do livro, Brasília é uma cidade incomum e "que adquiriu notoriedade e importância por sua trajetória evolutiva não em virtude de algum acontecimento singular ocorrido em seu espaço, como em tantas outras cidades do mundo”.

Além do lançamento do livro, será realizado na ocasião um debate sobre o tema Brasília e a Cultura Urbanística, mediado pelo diretor do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, Luiz Philippe Peres Torelly, com a participação dos arquitetos IAU-USP Sarah Feldman e Carlos Roberto Monteiro de Andrade e do diretor do site Vitruvius, arquiteto Abílio Guerra.

O livro será vendido pelo preço promocional de R$ 50 durante o evento, que terá início às 10h30. O MCB fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, no Jardim Paulistano, em São Paulo.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/canal/para-celebrar-o-aniversario-da-capital-federal-iphan-lanca-o-343712-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan