Projeto para ponte abandonada trará energia para 15 mil famílias

ponte-solar

Desenvolvido pelo escritório italiano, Coffice Architecttura, o projeto Solar Wind (Vento Solar), foi projetado com a proposta de reutilização de uma ponte abandonada na Itália. A ideia foi submetida em um concurso que reuniu diversos projetos com soluções para salvar a grande estrutura de maneira sustentável.
ponte-solar-wind

A ponte fica localizada na região de Calabria e perdeu ao longo do tempo sua utilidade, deixando de ser uma rota fundamental para acesso local. Estima-se que o gasto necessário para sua demolição seria de aproximadamente 45 milhões de euros. Sem interesse em fazer tal investimento apenas com uma demolição, o governo da cidade promoveu o concurso Solar Park South, aberto a arquitetos, engenheiros e designers, que buscou alternativas sustentáveis para reaproveitar a estrutura existente.

ponte-solar-wind-italia

Além disso, a extensão da ponte funcionará como um parque e terá uma das vias coberta por células fotovoltaicas que produziriam mais de 11 milhões de kWh. No total, seriam cerca de 47 milhões de kWh ao ano. Energia suficiente para suprir as necessidades de 15 mil famílias.

solar-wind
O escritório Coffice Architecttura foi um dos finalistas do concurso e impressionou por sua grande quantidade de aspectos que privilegiam o aproveitamento sustentável do espaço. No grande vão existente entre a ponte e o solo serão instaladas 26 grandes turbinas eólicas capazes de produzir 36 milhões de kWh de eletricidade por ano, que aproveitariam o máximo potencial do corredor de vento da região montanhosa próxima à praia.

Solar-Wind-Arquitetura-Sustentavel-06

Solar-Wind-Arquitetura-Sustentavel-04

O segundo colocado no concurso combina a utilização de energia solar e eólica e o local ainda funcionaria como ponto turístico, com uma vista fantástica da costa da região.

Crédito/fonte da foto: Arquitetura Sustentável
Fonte do post: Arquitetura Sustentável

Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/projeto-para-ponte-abandonada-trara-energia-para-15-mil-familias/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan