7 cidades exemplos em soluções urbanas

Nós podemos facilmente listar os benefícios de morar em grandes metrópoles. O intenso fluxo cultural e financeiro são apenas duas vertentes apontadas como vantagens. Mas há também os setores que são menos privilegiados – devido à imigração constante –, como mobilidade urbana, gestão de lixo, combate à poluição, monitoramento das emissões de CO², energia verde, eficiência e enérgica, que acabam relegados a segundo plano.
Veja a seguir quais são as metrópoles que aderiram a soluções inteligentes para melhorar e facilitar a vivência de seus moradores.

1. Shenzhen, China
Exemplo em Transporte Urbano

cidade_exemplo_1

Um dos principais problemas de Shenzhen – e da maioria das cidades – é a poluição. Como os grandes emissores de gases poluentes são os veículos, a cidade resolveu dar um basta nisso. Há três anos, o governo lançou uma frota com mais de 3 mil ônibus e táxis movidos à energia limpa. Outra importante iniciativa é priorizar o transporte público elétrico, que substituíra os carros particulares, e apresentar mais de 35 mil veículos verdes em dois anos. Entre 2009 e 2013, o programa evitou a emissão de 160 mil toneladas de CO², fazendo de Shenzhen um exemplo da luta chinesa pela despoluição do ar.
A cidade de Sidney na Austrália, também é exemplo quando o tema é mobilidade urbana:Sydney: exemplo de mobilidade urbana

2. Buenos Aires, Argentina
Exemplo em Gestão do Lixo

cidade_exemplo_2

O grande problema de Buenos Aires é o tratamento do lixo. A cidade produz cerca de 6 mil toneladas de lixo todos os dias – metade da quantidade de resíduos de São Paulo (12,5 mil) – e as condições para descarte são precárias. Falta de espaço para criação de novos aterros e a capacidade limitada para absorção de resíduos levaram a uma alternativa muito bem quista pelos portenhos. Criado pelo governo, um programa especial visa conscientizar a população sobre a real importância da reciclagem, tratamento e descarte do lixo em locais adequados. Em janeiro de 2014, a cidade conseguiu reduzir em 44% o volume de resíduos enviados para aterros em comparação ao ano anterior. A próxima meta é tratar 100% dos resíduos antes de enviá-los para aterros sanitários e reduzir esse envio em 83% até 2017. De quebra, o projeto espera aumentar para 68% a taxa de reciclagem.
O lixo marinho também é uma preocupação mundial. Veja como essa empresa belga pensa em solucionar isso: Lixo marinho vira negócio para empresa belga

Americano propõe solução para lixo urbano: Reutilização por um mundo melhor

3. Londres, Reino Unido
Exemplo em Monitoramento das Emissões de CO² e Táxis Verdes

cidade_exemplo_3

Londres em 2012, tornou-se a primeira cidade do mundo a retrair todos os gases poluentes ao efeito estufa, seguindo um alto padrão de qualidade e funcionalidade para tal ação. A cidade é capaz de tomar medidas eficazes sobre a mudança climática, adaptando investimentos às ações de mitigação de emissões mais necessárias.
Londres também é responsável pela maior ponte solar do mundo: Londres tem a maior ponte solar do mundo
Para estancar de vez a emissão de poluentes, os tradicionais e charmosos táxis pretos que cruzavam a cidade estão sendo trocados gradativamente por carros híbridos. Há também, um “prazo limite” para um carro continuar circulando pelas ruas da rainha, que já retirou de circulação 3 mil veículos antigos. Um automóvel com mais tempo é capaz de poluir em quantidade mais elevada.

4. Portland, EUA
Exemplo em Comunidades Sustentáveis

cidade_exemplo_4

A alternativa de Portland não se estende somente a área sustentável mas pode encaixar-se perfeitamente na restruturação de gestões de cidades. A cidade anexou à grande metrópole algumas áreas adjacentes que não eram equiparadas em infraestrutura. Isso geral uma migração diária dos moradores das áreas distantes a cidade onde os empregos, eventos culturais e vida noturna eram mais efervescentes (como acontece em São Paulo no caso do deslocamento periferia para centro e vice-versa). Além do transporte público superlotar as viagens de carros tornaram-se essenciais e mais extensas e chegou a responder por 40% das emissões de carbono da cidade. Atento ao caos e as demandas, o governo lançou uma estratégia nomeada de “Cidade Saudável Conectada”, que visa garantir “bairros completos” a pelo menos 80% da população até 2035. Isso inclui o aumento de disponibilidade de serviços, comércio e infraestrutura adequada que reduza distâncias e facilite a mobilidade na cidade.

5. Seul, Coreia do Sul
Exemplo em Energia Verde

cidade_exemplo_5

O Oriente, na maioria das vezes, destaca-se pelas ideais visionárias e futuristas. Seul, capital da Coréia do Sul, quer deixar de ser totalmente dependente de energia elétrica. Em 2011, 31% da eletricidade da Coreia do Sul foi produzida a partir de energia nuclear, isso inclui o investimento de mais de US$ 43 bilhões de dólares na instalação de geradores fotovoltaicos em 285 prédios públicos e 2.500 domicílios com sistemas para autogeração fotovoltaica.
Os investimentos do governo têm sido cada vez maiores, o que leva a crer que a cidade será em pouco tempo uma grande usina solar que reproduz comunidades autossuficientes em energia.
Japão já criou um bairro movido à luz solar: A cidade do futuro: você moraria em uma assim?

6. Nova York, EUA
Exemplo em Eficiência Energética

cidade_exemplo_6

É curioso imaginar que 2% das propriedades de NY correspondem a 45% das emissões de C0² da cidade. Isso fez o governo refletir e promulgar um conjunto de leis de eficiência energéticavoltadas, inicialmente, para os arranha-céus. Há, ainda, um programa voluntário voltado a universidades e hospitais que se comprometem a reduzir emissões em 30% em 10 anos. Ao aderir ao programa, os proprietários têm acesso facilitado na aquisição de sistemas de eficiência energética, que a longo prazo garantirão economia para o caixa e redução do desperdício energético. A meta é que em 2030 a Big Apple reduza 30% da emissão de carbono.
A serigrafia é uma alternativa para otimizar a eficiência enérgica em edifícios: Vidros serigrafados oferecem eficiência energética a edifícios

7. Barcelona, Espanha
Exemplo de Cidade Inteligente

cidade_exemplo_7

Barcelona quer driblar o desperdício e a poluição através da tecnologia. Para isso, adotou uma nova arquitetura de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que fornece uma plataforma única, interligando a cidade inteira. Por sua vez, essa tecnologia permite gerenciar com os recursos e reduzir o impacto da infraestrutura urbana no ambiente. Ela vai ajudar a cidade a economizar energia e reduzir a poluição, graças ao monitoramento de várias atividades, como o uso de água para irrigação, recipientes de lixo, estacionamento, fluxo de pessoas, a eficiência energética nos edifícios da cidade, entre outras frentes.

Crédito/fonte da foto: Exame
Via : Exame

Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/7-cidades-exemplos-em-solucoes-urbanas/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan