Arquigrafia - Seu universo de imagens de arquitetura

O Projeto

O ARQUIGRAFIA é um ambiente colaborativo digital público, sem fins lucrativos, dedicado à difusão de imagens de arquitetura, com especial atenção à arquitetura brasileira. Este projeto é desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), em parceria com o Instituto de Matemática e Estatística (IMEUSP) e a Escola de Comunicação e Artes (ECAUSP). Abrigado desde 2012 no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web (NaWEB), o ARQUIGRAFIA recebeu ao longo de sua história apoio da RNP, da FAPESP, do CNPq e das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Cultura e Extensão da USP. O objetivo principal deste projeto é contribuir para o estudo, a docência, a pesquisa e a difusão da cultura arquitetônica e urbanística, ao promover interações colaborativas entre pessoas e instituições na Internet.
Texto alternativo da fotoTexto alternativo da fotoTexto alternativo da foto
Desde 2011 a equipe do projeto ARQUIGRAFIA realiza também um trabalho de conservação e digitalização do acervo original de imagens fotográficas do Setor Audiovisual da Biblioteca da FAU e solicita aos autores de imagens uma autorização específica para difusão de tais fotografias na Internet para fins acadêmicos e de difusão, voltados ao ensino e à pesquisa.
O ARQUIGRAFIA recebeu o primeiro prêmio da Agência de Inovação USP na categoria de Tecnologias Sociais Aplicadas e Humanas em 2011. Em 2012 o projeto recebeu chancela do Ministério da Cultura por sua relevante contribuição à cultura brasileira. Em 2014 o ARQUIGRAFIA foi o projeto selecionado pelo Ministério da Cultura para representar o país na área de Arquitetura no Edital Cultura na Copa.
A equipe do projeto trabalha neste momento para deixar disponível para download um aplicativo Android para acesso ao sistema via smartphones e tablets. Espera-se, assim, estimular os usuários – estudantes de arquitetura, professores, arquitetos, fotógrafos e demais interessados no assunto –, a navegar no acervo georeferenciado do ARQUIGRAFIA enquanto circulam pelas cidades, visualizando as imagens disponíveis, interagindo com outros usuários, e também colaborando para o crescimento contínuo do acervo sempre que enviarem suas próprias imagens para o sistema, com os direitos autorais preservados por licenças Creative Commons.
Fonte e mais informações: http://arquigrafia.org.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan