Concurso FAU 70 anos


A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU-UFRJ comemora 70 anos de sua existência em 2015. Sua criação se deu através do Decreto Federal n° 7.918, de 31 de agosto de 1945. O curso de arquitetura teve origem com a criação da Real Academia de Ciências Artes e Ofícios, através do Decreto Imperial de 12 de agosto de 1816. Desde então, até 1945, foi apenas um daqueles ministrados pela instituição nacional voltada para a formação das Belas Artes. Em 1945, o curso adquiriu o status institucional de unidade acadêmica, com a denominação de Faculdade Nacional de Arquitetura.
*
O presente concurso é uma das atividades previstas para festejar os 70 anos da FAU-UFRJ. O tema-provocação do concurso é seu edifício-sede – de fato, sua primeira sede permanente.
Se, por um lado, tanto o Edifício da FAU, como todas as demais edificações do campus e seu próprio urbanismo tiveram suas linhas originais relativamente preservadas, por outro, todo este conjunto vem sendo sucessivamente ressignificado. Surge daí uma forte tensão entre um passado não tão remoto e novas demandas funcionais e simbólicas, em permanente transformação.
*
O mote deste concurso não se restringe simplesmente a repensar o edifício em si. Espera-se dos concorrentes que, acima de tudo, entendam que o edifício é uma “situação complexa” ou uma parte dela. Espera-se que os concorrentes apresentem trabalhos que interpretem esta situação e se manifestem sobre ela. Eventualmente, tais manifestações podem se configurar como propostas físicas estritamente arquitetônicas, mas não apenas e exclusivamente as que tenham este caráter.
.................................................................
Nota: estão disponibilizadas para consulta e download diversas imagens (pranchas e fotografias) que podem ser de utilidade para os concorrentes, em página do facebook .
Email para informações: concursofau70anos@fau.ufrj.br


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan