Edição nº 01 da Revista Arquitetas Invisíveis: Edital de chamada de trabalhos

CHAMADA DE TRABALHOS

EDIÇÃO Nº 1 DA REVISTA ARQUITETAS INVISÍVEIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ARQUITETURA

É com imensa satisfação que o coletivo Arquitetas Invisíveis convida pesquisadores, estudantes e artistas interessados nas reflexões que relacionam a arquitetura em suas diversas escalas com a questão de gênero, nos variados campos disciplinares, para participar da chamada de trabalhos que irá compor a edição nº 1 da Revista Arquitetas Invisíveis.

O coletivo Arquitetas Invisíveis, grupo responsável pela edição da revista, também irá alimentar sua plataforma – www.arquitetasinvisiveis.com – com trabalhos, participantes dessa chamada, que julgar adequados. A revista e o site nascem da vontade de compartilhar conhecimento e reflexões, além de contribuir para o avanço das discussões de gênero no campo da arquitetura e áreas relacionadas. É uma forma de abrir oportunidade para divulgação de trabalhos de pessoas que abordam o tema de gênero na arquitetura, sendo aberto também às trocas disciplinares, acolhendo contribuições de campos diversos, dentro os quais a História, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia, as Artes, a Psicologia, entre outros.

A cada semestre uma nova edição da Revista Arquitetas Invisíveis oferecerá oportunidades importantes para trocas entre pesquisadores do Brasil e também do exterior, por isso a Revista será bilíngue – português e inglês. O estreitamento dessas relações colabora para o intercâmbio entre diferentes grupos e regiões, o fomento de pesquisas conjuntas e publicações coletivas, consolidando o papel da mulher na história da arquitetura e do urbanismo e os núcleos de estudo nessa área.

1. TEMA GERAL

A partir dos estudos desenvolvidos pelo coletivo Arquitetas Invisíveis, definiu-se oito temáticas gerais, sendo que cada uma terá destaque a cada lançamento de revista: as pioneiras, nas sombras, arquitetura, urbanismo, paisagismo, sustentabilidade, trabalho social/projetos participativos e a última edição (sem nome definido), que trará um fechamento das edições anteriores e a abertura de um novo ciclo de temas e discussões, apontando para um avanço das reflexões. A primeira edição da Revista, que trará o tema “As Pioneiras”, dará destaque para trabalhos que tragam reflexões sobre as primeiras mulheres a atuar na arquitetura e em áreas relacionadas. As sessões temáticas propostas visam cingir diversas pesquisas e, ao mesmo tempo, delimitar possíveis âmbitos de interlocução entre elas, dando continuidade aos propósitos que fundamentaram a criação da Revista. Porém, a Revista também irá selecionar trabalhos que não se encaixem na temática central, desde que estejam relacionados com a questão de gênero ou da produção feminina na arquitetura, ou que sejam considerados relevantes pela equipe editorial.

2. DOS MODELOS DOS TRABALHOS

A Revista será composta por artigos, resumos, opiniões, notícias, charges, desenhos, poesias, crônicas, cartas, entre outros. No caso de textos, o limite é de 2500 palavras e o trabalho deve ser enviado em formato editável (word). E no caso de imagens o material deve ser digitalizado e enviado com a resolução mínima de 300 dpi e dimensão mínima de 10x10cm, em uma das seguintes extensões: pdf ou jpeg.

A equipe editorial da Revista irá selecionar os trabalhos a partir dos seguintes fatores: originalidade, criatividade, inovação, relevância, apresentação, estrutura lógica, qualidade técnica, redação e curiosidade. Caberá também à equipe editorial definir a quantidade de trabalhos, não havendo limites para as categorias propostas, e quais deles serão publicados somente na plataforma digital.

Os trabalhos serão aceitos em português ou em inglês, cabendo à equipe editorial a tradução para a outra língua para publicação.

3. INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas através do envio do formulário para o email arquitetasinvisiveis@gmail.com. As/Os participantes devem preencher o formulário de inscrição, anexar junto com seus trabalhos e o termo de autorização de acordo com os formatos indicados neste edital (item 2). Cada e-mail com inscrição deve conter apenas um trabalho (com seus respectivos anexos), mas não há limite de trabalhos por grupo e/ou pessoa.

O e-mail deve conter no assunto a identificação do edital, seguido do título do trabalho, exemplo: “Edital 2015 – As arquitetas”.

4. PREMIAÇÃO

As autoras e autores dos trabalhos selecionados – independente da plataforma, site ou revista – serão agraciados com uma revista impressa e uma ecobag exclusiva do coletivo Arquitetas Invisíveis.

Em todos os meios utilizados serão dados os devidos créditos de autoria.

5. CALENDÁRIO

01/06/2015 - Lançamento da chamada de trabalhos para a I Revista Arquitetas Invisíveis

20/07/2015 - Encerramento do prazo para recebimento dos trabalhos

20/08/2015 - Divulgação dos trabalhos selecionados para compor a I Revista Arquitetas Invisíveis

20/11/2015 - Lançamento da Revista

7. PROMOÇÃO

Arquitetas Invisíveis

8. MAIORES INFORMAÇÕES

www.arquitetasinvisiveis.com

arquitetasinvisiveis@gmail.com

Fonte: http://www.arquitetasinvisiveis.com/#!edital-de-trabalhos/c1khm

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan