Itaú Cultural promove a “Ocupação Vilanova Artigas” em homenagem ao centenário do arquiteto

O que significa pensar a arquitetura a partir de uma ótica humanista? O trabalho e a vida de João Batista Vilanova Artigas são uma resposta a essa pergunta. Alinhado à comemoração do seu centenário de nascimento, o programa Ocupação, que acontece entre 24 de junho e 9 de agosto no Itaú Cultural, em São Paulo, coloca em foto a trajetória do arquiteto.
Essencial para o urbanismo brasileiro e prestigiado internacionalmente, Artigas tinha como base a convicção de que a arquitetura tem uma função social e de que a profissão nasce do vínculo entre arte e técnica – um projeto, um “desenho”, é tanto funcional quanto expressivo. Além disso, preocupava-se com a integração das construções com a cidade – não deveriam se isolar, mas dialogar com ela.
Engajado, era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Por essa atuação, foi exilado pela ditadura de 1964 e perdeu o cargo de professor na Universidade de São Paulo(USP). Homem da cultura, participou da fundação e da organização de instituições como o Museu de Arte Moderna (MAM) e a seção paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP). Educador, defendia – quando o curso ainda era ligado ao de engenharia – uma formação específica e multidisciplinar para o aluno de arquitetura.
Encontros e 43 projetos em livro
A exposição reúne desenhos, plantas e manuscritos originais do arquiteto. Vídeos e documentos de época contextualizam o seu percurso e oferecem um panorama da sua produção arquitetônica. Na programação paralela, ocorrem ainda encontros, lançamento de livros e eventos dedicados a crianças e a toda a família.
Os encontros acontecem às quartas, sempre às 20h. Os arquitetos Paulo Mendes da Rocha – em 1º de julho – e Nabil Bonduki – em 8 de julho – tratam dos aspectos principais do pensamento de Artigas. No dia 22 de julho o desenhista Luiz Gê – que também é formado em arquitetura – conversa sobre as relações entre essa área e os quadrinhos. Já em 29 de julho, o músico Jorge Mautner relembra a convivência com o homenageado desta Ocupação.
No dia 1º, também será realizado o lançamento do livro Vilanova Artigas, de Rosa Artigas, filha do arquiteto, e Marco Artigas, o seu neto. A obra analisa 43 projetos – entre construídos e inéditos – que permitem uma discussão de fôlego a respeito do percurso de Artigas, com base em cinco anos de pesquisa no acervo do autor.
O sábado de 11 de julho conta com outro lançamento: o infantil A Mão Livre do Vovô, de Michel Gorski e Silvia Zatz. Os autores criaram uma narrativa sobre desenhos que Artigas fazia para os seus netos, inventando histórias com eles e incentivando-os a criar figuras também. O evento começa às 14h30, com uma contação de histórias baseada na obra, feita pela atriz Ana Luísa Lacombe, e segue até as 16h.
No mesmo dia, ocorre por fim a oficina Casa de Ideias – Desenhos Artigas, na qual as crianças farão um brinquedo baseado nos desenhos infantis usando madeira, plástico, motores, fios, botões e outros materiais. São 40 vagas, com inscrições a partir das 13h30. A atividade será realizada das 14h às 15h30.
OCUPAÇÃO VILANOVA ARTIGAS
  • Visitaçãoquarta 24 de junho a domingo 9 de agosto
    terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
    sábado, domingo e feriado 11h às 20h
  • Local: Itaú Cultural
  • Endereço: Avenida Paulista, 149 - São Paulo-SP
Debates (sempre às 20h)
  • Paulo Mendes da Rocha
    quarta 1 de julho
  • Nabil Bonduki
    quarta 8 de julho
  • Luiz Gê
    quarta 22 de julho
  • Jorge Mautner
    quarta 29 de julho
Lançamentos
  • Vilanova Artigas, de Rosa e Marco Artigas
    quarta 1 de julho, às 20h
  • A Mão Livre do Vovô, de Michel Gorski e Silvia Zatz
    com contação de histórias por Ana Luísa Lacombe
    sábado 11 de julho
    às 14h30
Oficina Casa de Ideias – Desenhos Artigas
sábado 11 de julho, das 14h às 15h30
40 vagas – Inscrições com meia hora de antecedência
  • Título: Ocupação Vilanova Artigas
  • Website: http://www.itaucultural.org.br/
  • Organizadores: Itaú Cultural
  • De: 24 de Junho de 2015, 15:38
  • Até: 09 de Agosto de 2015, 15:38
  • Onde: Itaú Cultural
  • Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil
Fonte: "Itaú Cultural promove a “Ocupação Vilanova Artigas” em homenagem ao centenário do arquiteto" 14 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 14 Jun 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/768386/itau-cultural-promove-a-ocupacao-vilanova-artigas-em-homenagem-ao-centenario-do-arquiteto

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan