Professores da Universidade Federal do Ceará criam o Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza

Material estuda os agentes, atores, obras e legado do modernismo arquitetônico da capital cearense

Da redação da PINIweb

19/Junho/2015

SLIDE SHOW  http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=12737

Os pesquisadores e professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) Ricardo Paiva e Beatriz Diógenes lançaram o Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960-1982). O projeto conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
“De modo geral, o guia constitui uma contribuição teórica para os estudos sobre a história e a historiografia da arquitetura local e, em especial, para a produção de conhecimento sobre o modernismo arquitetônico em Fortaleza, estudando seus agentes, seus atores, suas obras e seu legado”, explica Ricardo Paiva.

O objetivo dos autores é divulgar a arquitetura moderna produzida na capital cearense, incentivando o aprofundamento de alguns temas correlatos e abrindo fóruns de debates sobre a valorização, documentação, preservação e conservação do patrimônio moderno no Norte e Nordeste do Brasil.

O guia conta com exemplos importantes do modernismo arquitetônico em Fortaleza, mas não abrange toda a produção do período por conta das limitações da pesquisa e pelo fato de muitas obras já não existirem mais.

Entre as construções reunidas no material estão o edifício-sede do Ministério da Fazenda, do arquiteto Acácio Gil Borsoi, o Conjunto Residencial Palácio do Planalto, de Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, o antigo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) - atual Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público -, de José Armando Farias, e os prédios da UFC, de José Liberal de Castro e José Neudson Braga, entre outras.

Atualmente, os autores estão tentando viabilizar a versão impressa da publicação. Os bolsistas participantes do projeto são Lia Beatriz Mattos Dourado Bezerra; Ana Paula Carmo Rodrigues; Roberto Esdras Mourão Lobo Filho; Luana Bezerra Pinheiro do Ceará; Maria Neuza Lima Osório; Camile Pinheiro Bezerra; Lívia Bisol Menezes; Isadora Gomes dos Santos; Carolina Soares Serra; Isabela Hissa Pinto; Mardson Leite Barroso; Vitor Breder e Débora Paz Sales.


Para acessar o Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960-1982), clique aqui.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/canal/professores-da-universidade-federal-do-ceara-criam-o-guia-da-355691-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan