7 maneiras de complementar a faculdade de Arquitetura

Nadine Figueiredo

Por mais qualificada que uma Universidade seja, existem práticas e conhecimentos que só a vivência fora das salas de aula pode proporcionar - principalmente quando o assunto é Arquitetura.
Para isso, reunimos 7 atividades que podem te ajudar a conhecer melhor a sua profissão, enriquecer seu portfólio e já saber como um arquiteto trabalha antes mesmo de se formar:

_Estágio
Uma ótima maneira de colocar em prática o que você aprende nas salas de aula é através de um estágio. É nele que você começa a vivenciar as rotinas profissionais da área.  Além de aprender o que não é ensinado nas Universidades, o estágio também ajuda a perceber e decidir os aspectos da profissão que você mais gosta e pode direcionar o foco da sua graduação.
Os estágios remunerados também são a chance de começar a ter renda a partir da profissão mesmo antes de se formar. A dica é economizar o dinheiro para investir - sempre que possível - em cursos, atividades e upgrades na carreira.
 
_Iniciação Científica
Os projetos de iniciação científica são realizados dentro das próprias universidades, com o acompanhamento de professores e especialistas. As pesquisas realizadas são muito importantes para manter a qualidade das Universidades em nível nacional e internacional.
Além disso, a maioria dos projetos de pesquisa são fomentados por órgãos federais, estaduais ou particulares, e representam uma oportunidade de vivenciar a escrita acadêmica, a sistematização de ideias e referências teóricas, a elaboração de relatórios e outras atividades importantes para que o estudante não encontre dificuldades durante as atividades propostas durante o curso superior.
 
_Projetos de extensão
Os projetos de extensão reúnem ações e programas em que os estudantes aplicam seus conhecimentos junto à comunidade. Tudo que é aprendido nas instituições de ensino deve ter a intenção de transformar a realidade social - assim, a extensão é uma oportunidade do estudante perceber como sua profissão é importante, e que fazer um curso superior é também um compromisso com a sociedade.
 
_Intercâmbio
Até alguns anos atrás, cursar uma parte da graduação em outro país era algo caro e para poucos. Hoje, com o incentivo de diversos programas do governo e parcerias entre faculdades públicas e privadas, fazer intercâmbio é uma experiência incrível e possível. Conhecer a cultura de outro país e ainda aproveitar as oportunidades de ensino de uma universidade internacional certamente irá mudar o jeito com que você enxerga a sua profissão e o seu próprio país.
 
_Freelas
Se você já fez estágio ou sabe fazer bem alguma atividade da profissão, aproveite o seu conhecimento para prestar serviços por um preço camarada - assim, você começa a ser reconhecido antes mesmo de receber o diploma, treina suas habilidades e ainda complementa sua própria renda mensal.
 
_Cursos de software
Além de tudo isso, também é preciso dominar - ou ao menos conhecer - alguns softwares que auxiliam na execução de projetos de arquitetura, como o Revit, SketchUp, Autocad, Archicad e até mesmo o Pacote Adobe.
Para isso, é importante fazer um curso completo e que ensine os usos dos softwares de maneira fácil e intuitiva. Os livros da ProBooks são ideais para quem quer aprender a utilizá-los e explorar ao máximo as suas funções - você pode garantir os seus aqui no bim.bon.
 
  
  Revit - passo a passo      |      SketchUp Pro avançado    |    ArchiCAD - passo a passo
 
_Congressos e palestras
As palestras e congressos são uma oportunidade de aprender mais sobre a prática da Arquitetura com especialistas e profissionais experientes que dominam o assunto. Além disso, o tempo investido nesse tipo de atividade pode ser convertido em carga horária na maioria das universidades, facilitando a graduação e até mesmo diminuindo o número de disciplinas a serem cursadas.

imagens Divulgação

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan