Cinco livros resenhados pela redação de AU


Solid wood
Joseph Mayo . 346 páginas . Routledge
www.routledge.com

Com característica de guia, o livro tem como tema central o uso da madeira maciça na arquitetura. A publicação traz o contexto histórico do sistema ao redor do mundo e apresenta uma base lógica sustentável para o uso da madeira na construção de edifícios. Joseph Mayo, arquiteto e autor, aborda questões de estrutura, clima, acústica e segurança contra incêndios. Destacando sistemas construtivos e edifícios de madeira recentes, de larga escala e de usos diversos, como industrial e corporativo, o autor examina as soluções e detalhes das construções em estudos de caso. Além dos projetos localizados na Europa, América do Norte e Oceania, o título aborda os custos da construção com madeira. Em inglês.

O terceiro território - Habitação coletiva e cidade
Lizete Rubano (organizadora) . 280 páginas . Vigliecca & Associados
www.vigliecca.com.br

Os principais projetos de Hector Vigliecca em habitação de interesse social e reurbanização de favelas foram reunidos no livro, com organização e análise dos projetos de Lizete Rubano, professora da FAU Mackenzie e da Faap. O título apresenta como o raciocínio dos projetos de Hector é elaborado, analisando o significado de sua obra e contextualizando seu papel na arquitetura brasileira. Além das análises, o livro conta com textos de Luiz Recamán, professor da FAUUSP, e do próprio Hector. Os projetos são apresentados de acordo com sua inserção urbana, e a publicação é ilustrada com maquetes, croquis, plantas, cortes e perspectivas. Com fotos de Leonardo Finotti. Bilíngue: português e inglês.
Jan Kaplický Drawings
Ivan Margolius e Richard Rogers . 212 páginas . Circa Press
circapress.net

Os autores organizam 250 desenhos do arquiteto tcheco Jan Kaplický, que via no ato de desenhar um meio de articulação, experimentação e construção. Nos esboços e fotomontagens reunidos na publicação, produzidos entre os anos 1970 e meados da década de 1990, o arquiteto imagina estruturas para cidades futuras. Entre os projetos apresentados, estão os estudos para a Estação Espacial Internacional, empreendidos com a Nasa, e o Centro de Mídia do Lord's Cricket Ground, em Londres. Retirados de arquivos do Kaplický Center em Praga, na República Tcheca, os desenhos são acompanhados pela introdução do arquiteto Richard Rogers e por um ensaio biográfico do arquiteto e escritor Ivan Margolius. Em inglês.
O complexo arte-arquitetura
Hal Foster . 288 páginas . Cosac Naify
www.cosacnaify.com.br 

O crítico e historiador de arte Hal Foster aborda situações de encontro entre a prática artística e a arquitetônica no final do século 20 e início do 21, incluindo relações de colaboração mas também de competição entre as duas áreas. O autor identifica três estilos globais na arquitetura, tratados na primeira parte do título, a partir da prática projetual de Richard Rogers, Norman Foster e Renzo Piano. A segunda seção do livro fala de arquitetos para quem a arte é um ponto de partida importante, como Zaha Hadid e os escritórios Diller Scofidio + Renfro e Herzog & de Meuron. Na última parte da publicação, o tema são as mudanças causadas pelas interconexões entre arte e arquitetura na relação entre elas, e ainda no caráter da pintura, da escultura e do cinema. A transformação dos conceitos de transparência e de experiência e a passagem do minimalismo de movimento artístico a estilo arquitetônico também são abordadas pelo autor.
Arquitetura e urbanismo no Vale do Paraíba - Do colonial ao eclético
Percival Tirapeli . 234 páginas . Edições Sesc São Paulo e Editora Unesp
www.sescsp.org.br/edicoes

Percival Tirapeli, professor e pesquisador de arte brasileira do Instituto de Artes da Unesp, faz uma análise técnica e histórica de construções religiosas, oficiais e civis da região do Vale do Paraíba, em São Paulo, relacionando essas edificações à fundação das vilas e cidades no período colonial e durante o Império, além de suas transformações até 1950. São abordados temas como o surgimento das vilas ao redor de capelas e o urbanismo inicial da região, episódios como a adesão gradual, na segunda metade do século 19, às construções de alvenaria e alicerces de pedra. A obra conta com mapas, plantas originais e das mudanças feitas nos edifícios, além de fotografias do estado atual das construções.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan