Educação para a salvaguarda do patrimônio

Material didático de educação patrimonial é implementado em escolas de Alcântara (MA)
Íris Lúcia                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              A partir deste mês, será distribuída para as escolas de ensino municipal e estadual do município maranhense de Alcântara a coleção Patrimônio contado – Alcântara, cultura e educação. O projeto Educação patrimonial nas salas de aulas de Alcântara, que se concretizou com o lançamento dessas publicações, foi fruto de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Prefeitura de Alcântara.
Os quatro livros e mais dois volumes dedicados à formação de professores consistem em materiais didáticos voltados aos alunos do Ensino Fundamental II, de 5ª a 8ª série, de 22 escolas. A produção do conteúdo foi trabalhada, desde agosto de 2007, a partir de uma pesquisa em quatro escolas-polo do município (Cajueiro, Sede, Oitava e Raimundo Sú). Após esse primeiro passo, foram realizadas oficinas com alunos, técnicos do Iphan, professores e pesquisadores acadêmicos. 
A superintendente do Iphan/MA, Kátia Bogéa, esclarece que as “oficinas tiveram como seu principal objetivo propiciar um espaço de interação, no qual pudessem experimentar diversos recursos didáticos e promover discussões ligadas aos diversos campos temáticos que formam o debate da preservação patrimonial”. Além dos encontros, pesquisas de campo foram realizadas, para construir um material que envolvesse os bens e a paisagem cultural vivenciada por esses alunos. 
Os livros trazem a temática da preservação patrimonial por meio de uma história infanto-juvenil entre os amigos Ana, Artur e José, que percorrem o município fictício de Tapuitapera, primeiro nome de Alcântara, vivendo grandes aventuras. Assim, constrói-se o cenário perfeito para conhecer as edificações históricas, lendas, tradições e costumes da população local. 
Durante as narrativas, são mescladas propostas de exercícios e debates para pensar e construir um conhecimento junto aos alunos sobre os conceitos e significados que o patrimônio cultural é capaz de difundir. Uma das propostas é a criação de um glossário pelos alunos, no qual os mesmos irão criar conceituações sobre termos como comunidade ou ruínas, fazendo com que se envolvam cada vez mais com temáticas mais abrangentes como memória e identidade cultural. “Pensando na elaboração do material didático, queríamos observar quais eram os conhecimentos trazidos pelos alunos, e quais eram suas maiores dúvidas e interesses referentes à temática proposta”, enfatiza Kátia Bogéa. 
As publicações propõem o ensino multidisciplinar e que estimule os jovens a recorrerem as suas referências culturais, por meio de exercícios e projetos. Já o livro do professor mostra caminhos que podem ser utilizados junto com os estudantes, fazendo com que o processo de formação da educação patrimonial se concretize de forma dialógica, no qual alunos e professores estão envolvidos na construção do conhecimento. 
Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br

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