Fórum Online de Arquitetura na América Latina – FOAAL 2015

Entre os dias 8 a 15 de setembro será realizado o Fórum Online de Arquitetura na América Latina – FOAAL 2015. Trata-se de um Fórum Virtual, aberto e gratuito, que ocorrerá por meio de vídeo palestras e debates ao vivo mediados por críticos e editores de importantes revistas e portais de arquitetura da América Latina. O FOAAL 2015 pretende amplificar o alcance e as transversalidades do debate sobre a produção contemporânea dos arquitetos latino-americanos, envolvendo nomes com destacada produção arquitetônica na América Latina, desde profissionais consagrados até novíssimos arquitetos.
As apresentações acontecerão durante oito dias discorrendo sobre quatro eixos temáticos: Interiores e Humanização, Arquitetura e Identidade, Centralidades e Urbanidade e Periferias e Inclusão. Os temas serão abordados por arquitetos e urbanistas de diversos países latino-americanos como Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru e México. Todas as palestras e debates serão transcritos pelos alunos das universidades parceiras, editadas pelo professor Fernando Lara e publicadas em meio digital pela editora Nhamerica.
O fórum é um evento livre organizado por um grupo de arquitetos independentes ligados direta ou indiretamente à docência e a instituições de ensino superior. O Fórum Online de Arquitetura na América Latina se coloca como instrumento de valorização, difusão e fomento ao debate da produção arquitetônica latino-americana. A internet é um dos meios mais eficazes de disseminação do conhecimento e a proposta de realização de um Fórum online internacional sobre arquitetura surge em um contexto que a América Latina tem sido reconhecida internacionalmente pelas boas práticas de arquitetura e desenho urbano.
Em breve as inscrições poderão ser feitas no site do FOAAL. Mais informações pelo e-mail foaal2015@gmail.com ou na fanpage do FOAAL.
Apresentação
Ao longo do século XX, a América Latina manteve uma estreita relação de submissão ao pensamento arquitetônico moderno oriundo dos países centrais, em especial aos da Europa e aos Estados Unidos. A dependência cultural do “establishment” arquitetônico mundial foi responsável por décadas de isolamento intelectual entre os arquitetos latino-americanos. As limitadas condições de transporte e de comunicação também corroboraram para a ausência de diálogos transversais neste território.
O final do século XX, marcado por uma profunda mudança nas ferramentas de informação e comunicação e pela popularização do transporte aéreo, facilitou a articulação do debate e a difusão da produção arquitetônica da América Latina. A maneira como os arquitetos locais se apropriaram dos cânones da arquitetura moderna mundial, incorporando as características peculiares do lugar no discurso das suas obras, despertou o interesse e o reconhecimento internacional pelos países centrais do ocidente.
Diante do cenário que se descortina para a arquitetura na América Latina percebe-se que o debate é o viés mais significativo para consolidar uma arquitetura divergente, com discurso subversivo de libertação cultural, que possibilite a emersão das várias facetas da nossa pluralidade de identidades. É na efervescência deste contexto que o Fórum Online de Arquitetura na América Latina, utilizando de plataforma virtual e redes de comunicação online, buscará ampliar o debate.
Via : FNA

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan