10 maneiras de deixar seu SketchUp mais rápido

O SketchUp é uma ferramenta tão poderosa quanto simples, mas não é conhecida pela sua rapidez. Por isso, o bim.bon vasculhou a internet em busca de dicas que vão melhorar não só a performance do programa, mas a sua também. Basta aprender alguns atalhos e ajustar algumas configurações para criar seus modelos de forma rápida (ou pelo menos sem travar tanto). Confira:

1. Computador

Antes de começar, é bom saber que às vezes o problema não é exatamente o SketchUp, mas o seu computador. Máquinas novas com processadores mais rápidos podem melhorar a usabilidade do software. Ter bastante memória RAM* também ajuda. Você pode conferir os requerimentos de hardware e software neste link.

Você também pode deixar a performance mais rápida ao fechar outros programas enquanto usa o SketchUp ou ao fazer as atualizações necessárias do seu sistema operacional. Se você tem um computador mais novo, não esqueça de verificar se você habilitou a opção de "Hardware Accelaration", que pode ser encontrara em Window > Preferences > Open GL no Windows, e em SketchUp > Preferences > Open GL no Mac.

*Memória RAM é diferente de HD. Ao invés de arquivos, músicas e fotos, a memória RAM armazena tudo o que que você acessou recentemente no computador. Quanto maior o RAM, mais rápidos seus programas serão abertos e menos lentos eles ficarão, mesmo com outros softwares e arquivos abertos ao mesmo tempo.

2. Procure ajuda rápido

O SketchUp é simples de usar, mas às vezes a interface não é tão instintiva e você pode perder muito tempo ao tentar fazer coisas simples por conta própria. Nesse caso, procure o painel Instructor, que pode ser acessado em Window > Instructor. Uma nova janela será aberta com animações mostrando como cada ferramenta é usada com dicas e links complementares embaixo.

Não se esqueça de consultar também 10 dicas que todo usuário de SketchUp deveria saber e o Passo a Passo: Como girar objetos no SketchUp.

3. Use atalhos

Atalhos são úteis não só para você trabalhar mais rápido, mas também para deixar sua tela limpa, dando mais espaço para o seu modelo. Veja os atalhos pré-configurados do SketchUp:

L - Linha (Line)

A - Arco (Arc)

R - Rectângulo (Rectangle)

C - Círculo (Circle)

P -  Puxar/empurrar (Push/pull)

M - Mover/Copiar (Move/Copy)

Q-  Rotar (Rotate)

Z - Zoom (Zoom)

O - Orbitar (Orbit)

H - Panorâmica (Hand)

B- Pintura (Paint Bucket)

E- Borracha (Eraser)

T - Fita métrica (Tape)

S- Escala (Scale)

F - Equidistância (OffSet).

E também:
Ctrl + A = Seleciona tudo.

Ctrl + Z = Desfazer.

Ctrl + Y = Refazer. (sentido voltar pro ultimo feito).

Ctrl + S = Salvar como.

Ctrl + O =Abrir.

Ctrl + P = Imprimir.

Ctrl + N =Fechar o programa.

Ctrl + C = Copiar

Ctrl + V =Colar

Pressionar a rodinha/botão do meio do mouse e Shift = Pan/Panorâmica, mais conhecida "mãozinha".

Pressionando Shift e usando erase/borracha = Ocultar linhas.

Pressionando Ctrl e usando erase/borracha = Atenuar e Suavizar.

Para usar esses atalhos no Mac, troque a tecla Ctrl por Command ⌘.

Você pode mudar essas combinações de teclas quando quiser. Além disso, o SketchUp permite que você exporte/importe suas configurações para quando você for usar o software em outro computador.


Instalação de Berndnaut Smilde

4. Salve seus modelos na nuvem

Falando em trabalhar em outros computadores, muitos profissionais alternam entre o computador de casa e do trabalho, o que pode deixar o modelo em algumas máquinas desatualizado ou diferente da última versão. A melhor dica pra esses casos é salvar seus arquivos em algum servidor online, como Dropbox, Google Drive, etc. Assim seus modelos ficam sempre sincronizados em todas as máquinas.

5. Mantenha o SketchUp atualizado

Os desenvolvedores do SketchUp estão sempre atualizando o software. Cheque se a sua versão é a mais nova em Help > Check for update em PCs ou SketchUp > Check for web update em Macs.

6. Delete dados inúteis

Toda vez que você usa uma textura, componente, blocos 3D ou materiais, essa informação é guardada no seu arquivo de SketchUp (mesmo que você delete) e isso pode deixá-lo pesado. Resolva o problema em alguns cliques ao ir em Window > Model Info > Aba Statistics > Purge Unused.

7.  Utilize estilos pré-definidos

Use os estilos padrão do SketchUp, eles ajudam o programa a renderizar o seu modelo mais rápido. Quando você está trabalhando em um modelo grande, suas opções de estilo devem estar preferencialmente como na imagem.

Do contrário, o SketchUp pode ficar lento. A opção Transparency também pode atrasar seu workflow porque faz com que o programa tenha que resedenhar seu modelo em tela a cada vez que você muda de ângulo. Essa configuração pode ser mudada em Window > Styles > Edit.

O mesmo vale para o Background Settings (visualização do céu - Sky -  e do chão - Ground), para as opções de Marca D'Água (Watermark), e para o Modeling Settings em Hidden Geometry e Section Planes. Você pode mudar essas configurações na área destacada em verde da imagem. O estilo também pode ser salvo ou renomeado, é só apertar a tecla enter e clicar no botão Create New Style.

8. Grupos, layers e componentes

Se você ainda não usa, comece a fazer grupos e componentes imediatamente. Isso deixa seu modelo organizado e ajuda na fluidez do seu trabalho. Por exemplo, não quer ver as janelas do seu projeto? Basta desativar a visualização.

A função dos grupos é isolar parte da sua geometria. Eles permitem que você manipule e mova partes mais complexas do seu projeto, sem mover cada peça individualmente. Há também a opção de subgrupos. Tudo isso pode ser visualizado na janela Outliner, que organiza tudo pra você em uma hierarquia. Para criar um grupo, selecione as partes que você deseja agrupar, clique com o botão direito e selecione "Make Group".

A maioria dos usuários recomenda fazer grupos antes e Layers/Camadas depois. Isso organiza melhor a sua geometria em duas divisões diferentes.

Já os componentes permitem que você crie cópias idênticas de algo. Se você mudar algo dentre os seus componentes, todas as mudanças serão aplicadas nos demais. Para criar um componente, é só clicar com o botão direito e selecionar "Make Component".

É importante adicionar componentes o mais cedo possível com o mínimo de detalhes. Assim o seu modelo fica rápido e qualquer alteração do cliente pode ser aplicada em poucos cliques. Tente encontrar um "mínimo denominador comum" para cada um e lembre-se que é mais fácil criar um componente geral e tornar poucos elementos únicos do que personalizar e copiar cada um. Mais componentes pesam menos que várias cópias de grupos de elementos ou grupos.

Outra dica útil é ter uma cópia de cada componente fora do modelo, assim você pode fazer suas alterações de forma automática sem precisar ir diretamente ao modelo. Se conseguir fazer tudo isso com o menor número de polígonos possível, melhor ainda.

9. Crie um template padrão

Um template padrão é um conjunto de preferências de unidades, geometria, layers (camadas), materiais, styles, geolocalização, etc, que podem ser reutilizados em todos os seus modelos e definidos como padrão ao iniciar um arquivo novo. Templates também ajudam a manter uma referência comum quando você está trabalhando em grupo.

Para criar um template você precisa configurar todas as preferências que quer padronizar no modelo, depois é só salvá-lo. Todas as pessoas que receberem seu arquivo vão trabalhar com os padrões que você estabeleceu.

Para salvar um template e torná-lo uma opção quando você abre o SketchUp basta salvar seu modelo de configurações padrão nessas pastas:

_SketchUp Pro 8 para PC - C:\Program Files\Google\Google SketchUp #\Resources\en-US\Templates.
_SketchUp Pro 8 para Mac - ~/Library/Application Support/Google SketchUp #/SketchUp/Templates.
_SketchUp 2014 para PC - C:\Program Files (x86)\SketchUp\SketchUp 2014\Resources\en-US\Templates
_SketchUp 2014 para Mac -~/Library/Application Support/SketchUp 2014/SketchUp

Program Files pode ser traduzido para "Arquivos de Programas" no Windows. Salve seu template com um nome reconhecível e pronto. Ele estará disponível na próxima inicialização.

Para trocar de template basta ir em Window > Preferences > Template ou em SketchUp > Preferences > Template (Macs).

10. Use fotos em JPEG

Se você for importar imagens no seu modelo, use em formato JPEG ao invés de TIFF. Essa dica pode ser útil caso você esteja tentando inserir fundos e paisagens no seu modelo. Você pode aprender a fazer isso nesse post:Como inserir paisagens e fundos no SketchUp.

Além dessas dicas, há ainda muito mais para ser aprendido no SketchUp. Para conhecer o que mais você pode fazer com o programa, a ProBooks tem uma série de livros que te auxiliam nessa jornada de descobrimento. Confira os materiais, aumente sua compreensão sobre o programa e melhore seus projetos.


SketchUp Pro Avançado | SketchUp Pro 2014 - Novidades | SketchUp para design de móveis

Leia também:

- 10 dicas que todo usuário de SketchUp deveria saber

- Passo a Passo: Como girar objetos no SketchUp

- E baixe o plugin do bim.bon para SketchUp. Os modelos são leves, gratuitos e baseados em produtos reais, que podem ser comprados em lojas online.

Fonte: http://www.bimbon.com.br/arquitetura/10_maneiras_de_deixar_seu_sketchup_mais_rapido

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan