Arquitectura em Portugal - Um roteiro fotográfico / Gabriele Basilico



O trabalho de interpelação dos lugares levado a cabo por Gabriele Basilico, numa estratégia de trabalho equiparável às estratégias de projeto de alguns arquitetos, ofereceu uma ocasião única para ver melhor o desenho nas cidades, em cinco lugares que foram espaço para arquiteturas de qualidade. Seguindo o guião idealizado pelos co-comissários da exposição homónima, o fotógrafo italiano, viajante entusiasta e observador incansável, foi o condutor para a descoberta do olhar que este livro apresenta. As obras inserem os lugares percorridos numa geografia urbana de sentido lato, sugerindo que a arquitectura pode materializar movimentos e aspirações sociais através da configuração de espaços de sociabilidade. Observando-as, talvez se possa afirmar que o tempo e a transformação inexorável do espaço construído, sendo fatais, podem ser sinal de esperança. 

© Dafne Editora
© Dafne Editora

Este livro resulta dos conteúdos da exposição apresentada na V Bienal de Arquitetura de São Paulo, Desenho nas cidades, arquitectura em Portugal, comissariada por Álvaro Siza, com fotografia de Gabriele Basilico e co-comissariada por Maddalena d'Alfonso, António Madureira, João Soares e André Tavares.
Prefácio de Paulo Catrica

© Dafne Editora
© Dafne Editora

AUTOR
GABRIELE BASILICO (Milão, 1944-2013) é um dos mais notáveis fotógrafos documentaristas europeus e tem privilegiado como campo de trabalho a paisagem industrial e urbana. Entre os seus principais livros e trabalhos destacam-se Milano. Ritratti di fabbriche (1981) Bord de mer (1990) Porti di mare (1990) Beirut (1991) Sezioni del paesaggio italiano (1996) Scattered City (2005).

© Dafne Editora
© Dafne Editora

FICHA TÉCNICA
Arquitectura em Portugal - Um roteiro fotográfico
Gabriele Basilico
Dimensões: 176p., 15,0x22,5 | 490g
Edição: Dafne Editora, Porto
Data: Novembro de 2006
DL: 250637/06
ISBN: 978-989-95159-1-8
Design: R2

© Dafne Editora
© Dafne Editora

Para mais informações, clique aqui.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan