Blog do Palmas Participa

Um Blog de informações sobre a cidade de Palmas/TO. Conheça e divulgue.
Palmas Participa

Início

As cidades brasileiras progressivamente tem se convertido em fonte de desigualdades, em razão das oportunidades de desenvolvimento não serem distribuídas equitativamente em seu interior.

O Palmas Participa” pretende criar um espaço de diálogo multidisciplinar sobre Palmas com a intervenção da população em geral, entidades, instituições, movimentos sociais, especialistas e professores para aportar as diversas perspectivas e abordagens sobre a cidade, tendo como linha condutora: cidade sustentável, qualidade de vida e igualdade. Essa proposta pretende contribuir para a construção de um debate “fórum permanente” sobre Palmas prestigiando os pensadores locais, que aporte à reflexão crítica sobre as múltiplas facetas da cidade e os seus habitantes. Deve-se considerar que além da própria tendência global da participação da sociedade nas decisões do poder público, a cultura da cidade a sua historia e a diversidade originária da pluralidade de seus moradores. Nesta perspectiva as particularidades do presente, a partir das heranças do passado, que foram objeto de vivência e experiência empírica, possibilitarão o pensar sobre um futuro possível para a cidade, um futuro realizável, justo, igualitário e palpável a partir do empoderamento da sociedade.

Objetivo

O objetivo do “Palmas Participa” é o de promover um espaço real e concreto de debate para articular um pensamento crítico e alternativo, porém propositivo na formulação de ideias; orientações técnicas, propostas de soluções e estratégias com a finalidade da promoção de uma intervenção transformadora da realidade social por meio da construção coletiva de uma cidade sustentável, democrática, múltipla, justa e livre, e de garantir e ampliar o Direito à Cidade como integrador da moradia, da mobilidade, do espaço público, da centralidade, da igualdade político-jurídica, essencialmente da participação cidadã, instrumentalizando a sociedade para a sua exigibilidade. Nesta linha de pensamento a ação proposta não abrira mão de um marco, ou seja: “um irrestrito pluralismo” que estimule a expressão das distintas linhas e correntes de pensamento, provocando assim, um debate de ideias profícuo, frutífero e enriquecedor.

Finalidade

O “Palmas Participa” pretende contribuir efetivamente para a construção de um projeto de democracia participativa a partir das realizações de rodas de conversa, reuniões, colóquios, seminários, oficinas e mesas redondas estruturadas por uma agenda de resultados com a finalidade de instrumentalizar e qualificar as discussões propostas, não abrindo mão da participação ampla da sociedade. Essa proposta de trabalho se conduzirá pelo pluralismo e o respeito às opiniões, porém estruturada na fundamentação a partir do empirismo ou da lógica científica, porém deslocada do saber acadêmico sedimentado no “neopositivismo pseudocientificista”.

Saiba mais e participe: http://palmasparticipa.blogspot.com.br/p/blog-page.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan