LiFi: as lâmpadas LED que transmitem sinal de Internet

Nadine Figueiredo


A China é mundialmente conhecida por fabricar cópias mais baratas de gadgets eletrônicos - mas dificilmente lembramos do país quando o assunto é inovação tecnológica.
No entanto, os pesquisadores da Universidade Fudan, em Xangai, desenvolveram uma lâmpada LED com tecnologia capaz de emitir sinais de Internet para até 4 computadores ao mesmo tempo. Apelidada de de LiFi, a tecnologia já atingiu em testes a velocidade incrível de 224 Gbps - o suficiente para transmitir 18 filmes de 1,5GB cada em apenas um segundo.

LiFi_bimbon
imagem via Futura Science

A transmissão de dados é feita ligando e desligando a lâmpada. A luz é registrada por um foto detector, responsável por transformá-la em informações - o processo utiliza as ondas infravermelhas e também as visíveis para enviar o sinal de Internet. Além da velocidade superior à atingida com o WiFi, o LiFi tem custo inferior e possui maior eficiência energética - graças à tecnologia LED.
Apesar disso, a novidade enfrenta alguns impedimentos. Qualquer objeto que bloqueie a luz irá interromper a conexão, e o sinal não é capaz de atravessar paredes de cômodos como os sinais transmitidos pelos roteadores.


imagem via Minoseti Samora

Enquanto o LiFi não chega no mercado, já é possível aproveitar as vantagens das lâmpadas LED em casa - além de mais economia na conta de luz, as lâmpadas ainda duram cerca de 25 mil horas.
O bim.bon tem várias opções de lâmpadas, fitas e luminárias em LED da Gaya - escolha aqui a melhor para a sua casa.

Leia também:
- Como instalar fitas de LED
- Dicas de decoração: iluminação
- Guia completo de iluminação em forro e sanca de gesso


Nadine Figueiredo | Redatora
Nadine é mineira e fotógrafa. Apaixonada por filmes de terror e pelos Anos 80, procura deixar um pouco de leveza e amor por onde passa. | nadine@bimbon.com.br

Fonte:http://www.bimbon.com.br/arquitetura/lifi_as_lampadas_led_que_transmitem_sinal_de_internet

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan