1º Congresso Internacional de Paisagem Urbana

o-congresso1

SÃO PAULO RECEBE O 1º CONGRESSO DE PAISAGEM URBANA COM A META DE PENSAR A VIDA NAS CIDADES

As cidades concentram hoje 54% da população mundial, o que soma 3,9 bilhões de pessoas, conforme estudo realizado em 2014 pela Organização das Nações Unidas. A ONU projeta que, em 2050, essa proporção chegará a 66%.
Esse cenário mostra ser cada vez mais urgente a discussão sobre medidas para tornar o convívio no espaço urbano mais humano e produtivo.
Com foco nessa necessidade, será realizado na cidade de São Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2015, o 1º Congresso Internacional de Paisagem Urbana.
Idealizado pela arquiteta Regina Monteiro, mentora da Lei Cidade Limpa em São Paulo, o Congresso reunirá especialistas em paisagem urbana que atuam em grandes metrópoles em diversas partes do mundo.
O Congresso abordará experiências de urbanistas de Barcelona (Espanha), Bogotá (Colômbia) e Lima (Peru), além de trabalhos de especialistas atuantes em cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Ribeirão Preto. A intenção é trocar ideias e compartilhar projetos, avaliando no que a experiência de uma cidade pode ser útil para outra.

CENÁRIO ATUAL

Nas grandes cidades, já existem hoje movimentos para recuperar o uso do espaço urbano pelos cidadãos. São Paulo, por exemplo, tem investido na última década na priorização do transporte coletivo sobre o individual – embora os resultados ainda sejam incipientes –, na ampliação da rede de ciclovias, para que a bicicleta possa ser utilizada como meio de transporte efetivo, e, ainda mais importante, na recuperação do papel do pedestre como o principal elemento na cadeia de deslocamentos na metrópole.
Ainda nesse contexto, a capital paulista implantou, em 2007, a Lei Cidade Limpa, com a meta de reduzir ao mínimo a poluição visual no município, por meio da proibição de publicidade externa em outdoors e da regulamentação das fachadas de estabelecimentos comerciais. Essa lei fez de São Paulo uma referência mundial em ordenamento e regulamentação da paisagem urbana.
Muito falta a ser feito. Mas, antes das ações, muito falta a refletir sobre soluções para a vida nas cidades, E o 1º Congresso Internacional de Paisagem Urbana pretende ser esse espaço para pensar os usos da paisagem urbana.

EVENTO: 1º Congresso Internacional de Paisagem Urbana
QUANDO: 7 e 8 de dezembro de 2015
HORÁRIO: 7/12 – credenciamento a partir das 8h; abertura às 9h; 8/12 – abertura às 9h
LOCAL: Auditório Teatro Renaissance (Alameda Santos, 2.233, São Paulo, SP)

Fonte e mais informações: http://icoul.org/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan