CAU/RJ - 4º Encontro com a Sociedade

Primeiro evento discute papel da política urbana na superação da crise brasileira


O 4º Encontro com a Sociedade começa, dia 3 de novembro, com uma discussão muito atual: a superação da crise brasileira. Mais do que aspectos financeiros da crise, estarão em debate os problemas das grandes cidades. Com o tema “As grandes aglomerações e o papel da política urbana na superação da crise brasileira”, o evento vai ser realizado no auditório da Universidade Santa Úrsula, na Rua Farani 42, em Botafogo, das 18h às 21h.

Entre os participantes da mesa estão o sociólogo e professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ Carlos Bernardo Vainer; o Arquiteto e Urbanista e Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo, Nabil Bonduki, e a Presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (FAM-Rio) e professora livre docente de Direito Administrativo da UERJ, Sônia Rabello de Castro. Participam também deste dia as entidades Abea e Fenea.

“As grandes cidades brasileiras estão hoje paralisadas pelos problemas de mobilidade urbana, criminalidade e violência, sufocadas por problemas ambientais, carentes de saneamento e com a convivência humana submetida a espaços públicos precários”, afirma o Conselheiro Leonardo Mesentier, Coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ (CEF), que organiza o primeiro dia do Encontro. Para ele, por essa perspectiva, a solução da crise passa pela contribuição de formulações, planos e projetos de arquitetura e urbanismo.

O CAU/RJ vai entregar certificados aos participantes de cada um dos quatro dias do ciclo de palestras e debates do 4º Encontro com a Sociedade.


Inscreva-se pelo e-mail inscricao@caurj.gov.br , informando as datas que deseja participar.

18 de novembro – Plano de desenvolvimento urbano metropolitano
No segundo dia do Encontro com a Sociedade, em 18 de novembro, o tema abordado será “Plano de Desenvolvimento Urbano Metropolitano”. O evento, organizado pela Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/RJ (CPUA), acontece no IAB-RJ, na Rua do Pinheiro 10, Flamengo, das 18h às 21h.

Segundo a Coordenadora da CPUA, a Conselheira Rosemery Compans, o Plano de Desenvolvimento Urbano Metropolitano estabelecerá diretrizes para o desenvolvimento urbano da Região Metropolitana, formada por 21 municípios. “O Plano vai se materializar não só por meio de ações do governo estadual. Os municípios também terão que adequar seus planos diretores conforme essas diretrizes”, explica Compans.

“Cinco grandes áreas estão contempladas nesse Plano de Desenvolvimento: transporte, saneamento, ordenamento territorial, meio ambiente e habitação, temas que impactam diretamente a vida da população”, acrescenta a coordenadora da CPUA, destacando a importância da discussão do assunto com a sociedade.

Participam deste dia do Encontro: a Arquiteta e Urbanista, professora do Departamento de Geografia da UFMG e ex-coordenadora Territorial do Plano Diretor e do Macrozoneamento da RMBH Heloisa Soares de Moura Costa; o Arquiteto e Urbanista, Diretor Executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro, Conselheiro Vicente de Paula Loureiro; o Bacharel em Direito, associado da Casa Fluminense José Marcelo Zacchi; além do Presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira.

24 de novembro – Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo: Minha Casa Minha Vida- Entidades e Boas práticas

O terceiro dia do Encontro será realizado em 24 de novembro, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, na Rua General Andrade Neves 31. Este evento será dividido em duas mesas: “Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo – Minha Casa Minha Vida – Entidades”, das 16h às 18h e “Boas práticas em Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo”, das 18h30 às 21h.

“A Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo é fundamental não só em relação a moradias de baixo custo, mas em diversos segmentos, incluindo a presença de Arquitetos e Urbanistas no setor público. A Assistência Técnica, prevista em lei, poderia ser um programa de Governo”, afirma o Coordenador da Comissão de Exercício Profissional do CAU/RJ (CEP), o Diretor Técnico, Augusto Cesar de Farias Alves.

O Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, foi criado com o objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos. Segundo o diretor Augusto Alves, o programa exige a contratação dos projetos antes da obra. “Buscamos a repetição desse tipo de soluções”, afirmou.

Da primeira mesa, participam a Arquiteta e Urbanista, chefe da Gerência Nacional de Entidades Urbanas (GEHUR) da Caixa Econômica Federal, Eleonora Lisboa Mascia; a Arquiteta e Urbanista, Analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades, Endyra Russo, com a moderação do Presidente do IAB-RJ – Núcleo Leste Metropolitano, Daniel Mendes de Souza. A debatedora será a Coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Maria de Lourdes Lopes Fonseca.

Na segunda mesa do dia, para falar das boas práticas em Assistência Técnica, foram convidadas as Arquitetas e Urbanistas Renata Coradin e Fabricia Zulin. “Elas são responsáveis por uma experiência exitosa em Diadema, São Paulo. Foram contratadas por uma associação de moradores e estão dando soluções adequadas a residências”, explica Augusto Cesar de Farias Alves.

“Outro projeto de sucesso é o da ONG Soluções Urbanas, que começou com uma iniciativa do Instituto Vital Brazil e promove assistência não só com a participação de Arquitetos e Urbanistas, mas também engenheiros, assistentes sociais e profissionais de outras áreas”, destaca o Coordenador da CEP. A ONG será representada por sua presidente, Mariana Estevão. O debate ficará a cargo do Presidente do Sindicato dos Arquitetos e integrante do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, Edivaldo de Souza.

1º de dezembro – Ética, sociedade e atuação profissional

O encerramento do 4º Encontro com a Sociedade acontece no dia 1º de dezembro, na Seaerj, na Rua do Russel 1, Glória, das 18h às 21h, com o tema “Ética, sociedade e atuação profissional”. Segundo o Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RJ (CED), Conselheiro Eduardo Carlos Cotrim Guimarães, o objetivo deste dia é “debater a ética por outros pontos de vista, como o jurídico e da sociologia, e suas relações com o exercício profissional dos Arquitetos e Urbanistas”.

Participam da mesa a Professora Associada II do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e coordenadora do CENTRAL – Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade, do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio e integrante do Conselho de Informações Estratégicas do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), Maria Alice Rezende, e o Advogado trabalhista e ex-presidente do Tribunal de Ética da OAB-RJ João Baptista Lousada Câmara. O debate terá a moderação do Presidente da Seaerj, Nilo Ovídio Lima Passos. O evento conta ainda com a presença da Asbea.

Promovido anualmente pelo CAU/RJ, os Encontros com a Sociedade discutem o papel social da Arquitetura e do Urbanismo, além de aproximar os profissionais das demandas da sociedade e debater como aprimorar a atuação do Conselho no Estado.

Arquitetos e urbanistas, associações de moradores, integrantes do poder público, estudantes e representantes da sociedade civil estão entre os convidados. A participação de todos é fundamental para a troca de ideias e experiências.

Inscreva-se pelo e-mail inscricao@caurj.gov.br , informando as datas que deseja participar.

Programação

3/11 – As grandes aglomerações e o papel da política urbana na superação da crise brasileira

Universidade Santa Úrsula (Rua Farani 42 – auditório – Botafogo)
Entidades participantes:  Abea e Fenea 
18h – Credenciamento
18h30 – Abertura
Jerônimo de Moraes – Presidente do CAU/RJ
19h – Carlos Bernardo Vainer
Sociólogo, Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
19h20 – Nabil Bonduki
Arquiteto e Urbanista, Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo.
19h40 – Sônia Rabello de Castro
Professora livre docente de Direito Administrativo da UERJ – Presidente da FAM-RIO
20h – Debates
Moderador: Conselheira Patricia Cordeiro, Diretora Adjunta Administrativa do CAU/RJ
Debatedor: Conselheiro Leonardo Mesentier, Coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ
21h – Encerramento

18/11 – Plano de desenvolvimento urbano metropolitano
IAB-RJ (Rua do Pinheiro 10 – Flamengo)
Entidades participantes: IAB-RJ e ABAP
18h – Credenciamento
18h30 – Abertura
Jerônimo de Moraes – Presidente do CAU/RJ
18h40 – Heloisa Soares de Moura Costa
Arquiteta e Urbanista, professora do Departamento de Geografia da UFMG e ex-coordenadora Territorial do Plano Diretor e do Macrozoneamento da RMBH
19h10 – Vicente de Paula Loureiro
Arquiteto e urbanista, Diretor Executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro, Conselheiro do CAU/RJ
19h40 – José Marcelo Zacchi
Bacharel em Direito, associado da Casa Fluminense
20h10 – Debates
Moderador: Pedro da Luz Moreira, Presidente do IAB-RJ
Debatedor: Conselheira Rosemery Compans, Coordenadora da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/RJ
21h – Encerramento

24/11 – Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo – Minha Casa Minha Vida-Entidades Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua General Neves 31, Centro, Niterói)  
Entidades participantes: Sarj, IAB-RJ Leste Metropolitano
16h – Credenciamento
16h30 – Abertura
Luis Fernando Valverde – Vice-Presidente do CAU/RJ
16h45 – Eleonora Lisboa Mascia
Arquiteta e Urbanista, chefe da Gerência Nacional de Entidades Urbanas (GEHUR) da Caixa Econômica Federal
17h05 – Endyra Russo
Arquiteta e Urbanista, Analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades
17h35 – Debates
Moderador: Daniel Mendes de Souza, Presidente do IAB-RJ – Núcleo Leste Metropolitano,
Debatedor: Maria de Lourdes Lopes Fonseca, Coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia
18h – Encerramento

Boas práticas em Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo
18h20 – Mariana Estevão
Arquiteta e urbanista, Presidente da ONG Soluções Urbanas
18h50 – Renata Coradin e Fabricia Zulin
Arquitetas e Urbanistas, idealizadoras do projeto Loteamento de Interesse Social Canhema II, patrocinado pelo CAU/BR
19h30 – Debates
Moderador: Conselheiro Augusto César de Farias Alves, Diretor Técnico do CAU/RJ
Debatedor: Edivaldo de Souza, Presidente do Sindicato dos Arquitetos e integrante do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo
20h30 – Encerramento

1/12 – Ética, Sociedade e Atuação Profissional
Seaerj (Rua do Russel 1, Glória)
Entidade participante: Seaerj e Asbea
18h – Credenciamento
18h30 – Abertura
Jerônimo de Moraes – Presidente do CAU/RJ
18h45 – Maria Alice Rezende
Professora Associada II do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e coordenadora do CENTRAL – Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade, do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio e integrante do Conselho de Informações Estratégicas do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP)
19h15 – João Baptista Lousada Câmara
Advogado trabalhista e ex-presidente do Tribunal de Ética da OAB-RJ
19h45 – Debates
Moderador: Nilo Ovídio Lima Passos, Presidente da Seaerj
Debatedor: Eduardo Cotrim, Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RJ
21h – Encerramento

Via: CAU/RJ

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan