Dominique Perrault é nomeado vencedor do Praemium Imperiale 2015

patrono honorário da Associação de Arte do Japão, entregou ao arquiteto francês Dominique Perrault a medalha honrosa de ouro em cerimônia realizada no dia 21 de outubro, em Tóquio
Fotos: The Japan Art Association / The Sankei Shimbun

A Associação de Arte do Japão (JAA) nomeou Dominique Perrault como vencedor do Praemium Imperiale 2015, na categoria Arquitetura. Em sua 27ª edição, a premiação entregou ao arquiteto francês a medalha honrosa de ouro e cerca de 80 mil libras pela excelência de sua obra, em cerimônia realizada no dia 21 de outubro, em Tóquio.

Criado em 1988, o prestigiado prêmio reconhece anualmente cinco profissionais das áreas de Arquitetura, Pintura, Escultura, Teatro/ Cinema e Música, cujos trabalhos tenham tido destaque. Perrault agora faz parte de um seleto grupo de arquitetos laureados com o prêmio, como Steven Holl, David Chipperfield, Toyo Ito, Zaha Hadid, Peter Zumthor, Frank Gehry, Frei Otto, Oscar Niemeyer e outros grandes nomes da arquitetura mundial.

De acordo com o júri, a obra do arquiteto embebe na história, no meio ambiente e na natureza local do canteiro de obras. “Seus edifícios inovadores são projetados para se misturar com o ambiente sem estragar esses recursos”.

Dominique Perrault, por sua vez, afirmou que a arquitetura não deveria ser fechada em sim mesma e estar de costas para o contexto. “Ela deve sempre estar em ressonância com o ambiente, seja natural ou urbano. Nós arquitetos devemos sempre pensar no papel de nossos edifícios no desenho urbano e na cidade como um todo”, disse.

Entre os projetos de renome assinados pelo francês, está a torre multiuso The Blade, na Coreia do Sul; o Velódromo e o Centro de Tênis do Parque Olímpico de Berlim, na Alemanha; a Biblioteca Nacional de Paris, na França; o Tribunal de Justiça da União Europeia em Luxemburgo; e a Vienna DC Tower em Viena, na Áustria.

Os vencedores receberam a medalha das mãos da Princesa Hitachi, esposa do patrono honorário da instituição. Os outros quatro laureados foram: Pintura – Tadanori Yokoo (Japão); Escultura – Wolfgang Laib (Alemanha); Música – Mitsuko Uchida (Japão/ Reino Unido); Teatro/ Cinema – Sylvie Guillem (França).

www.praemiumimperiale.org

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan