Escola da Cidade promove debate sobre cinema e teatro

Olmo e a Gaivota, de Petra Costa. Image via Revista Preview   Olmo e a Gaivota, de Petra Costa. Image via Revista Preview

A Escola da Cidade  promove a aula aberta “Elena, Olivia, Rózà e a Gaivota”, na quarta-feira, 28 de outubro, com a atriz e cineasta Petra Costa e a atriz e diretora Martha Kiss, sobre cinema e teatro. A atividade faz parte do programa de Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Faculdade e acontece no Teatro Aliança Francesa .

SOBRE AS CONVIDADAS

Petra Costa é atriz e cineasta. Formada em Antropologia pela Columbia University/NY. Tem Mestrado em Comunidade e Desenvolvimento, na London School of Economics. Após dirigir o curta-metragem "Olhos de Ressaca" (2005), lançou em 2012 seu primeiro longa-metragem "Elena" que obteve repercussão internacional, participando e se destacando em importantes festivais de cinema pelo mundo. "Olmo e a Gaivota" é seu segundo longa. Foi premiado no 68º Festival de Locarno, onde fez sua estreia mundial. Exibido na seção Cineastas do Presente, o filme brinca com a fronteira entre documentário e ficção, ao contar a história de Olivia, atriz que se prepara para atuar na peça A Gaivota, de Anton Tchekov.

Martha Kiss Perrone é atriz e diretora de teatro. Formada no Teatro Escola Célia Helena e em Artes Plásticas na Faap. Fundadora e integrante do grupo de Teatro Tablado de Arruar, durante sete anos. Dirigiu o espetáculo A Rua é o Rio e Fim de Partida de Samuel Beckett. Na França, acompanhou, durante um ano, o processo de criação do Théâtre du Soleil - dirigido por Ariane Mnouschkine. Atuou no espetáculo Goldenen Flis, no Marxim Gorki Theater em Berlim, sob direção de Tilman Kolher. Fez a Preparação de Elenco e Direção de Arte do filme “Elena”, de Petra Costa - Martha foi premiada pela direção de arte no Festival de Brasília. Fez colaboração de roteiro e filmagens do filme “Olmo e a Gaivota”, de Petra Costa. Dirigiu “Rózà”, um espetáculo multimídia construído a partir das cartas de Rosa Luxemburgo escritas, em sua maioria, nas prisões alemãs do início do século 20.

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. A programação está disponível no site da Escola. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

Até o final deste semestre, o Seminário contará ainda com as presenças de Fabrício Corsaletti, Manuel da Costa Pinto e José Guilherme Pereira Leite, professor coordenador da atividade.

Seminário “Elena, Olivia, Rózà e a Gaivota” - Petra Costa e Martha Kiss

  • Data: 28/10/15 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
  • Informações: www.escoladacidade.edu.br / seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

Fonte: "Escola da Cidade promove debate sobre cinema e teatro" 27 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 30 Out 2015. http://www.archdaily.com.br/br/776106/escola-da-cidade-promove-debate-sobre-cinema-e-teatro

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan