Grupo apresenta projeto da primeira usina de reciclagem de resíduos construtivos em Tocantins

Empreendimento orçado em R$ 6 milhões deverá ocupar terreno de 75 mil m² em Palmas e gerar 50 empregos diretos

Kelly Amorim

Marcelo Scandaroli

O grupo paulistano Vollary apresentou na última quarta-feira (14) ao Governo de Tocantins o projeto da primeira usina de reciclagem de resíduos da construção civil no Estado. Está prevista a ocupação de um terreno de 75 mil m² em local ainda não definido na capital Palmas. Orçado em R$ 6 milhões, o empreendimento a ser analisado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deve gerar 50 empregos diretos.

A empresa de reciclagem de resíduos atua no mercado paulista desde 2008 e a construção de uma usina em Tocantins integra o plano de expansão do grupo na região Norte. "Após uma pesquisa de mercado, verificamos que o Tocantins possui as condições ideais para esse tipo de negócio já que produz muito resíduo proveniente da construção civil, um setor em plena atividade no Estado", explicou o diretor-executivo da empresa, Cláudio Santos.

A usina irá transformar os resíduos construtivos que degradariam o meio ambiente em materiais que podem ser novamente utilizados na construção civil, como tijolos e blocos. O objetivo do projeto é oferecer ao setor vantagens econômicas e de responsabilidade ambiental.

De acordo com a Associação Tocantinense de Transporte de Entulho, que também participou da apresentação do projeto, são transportadas 250 caçambas de entulho por dia no Estado, o que equivale a um milhão de toneladas.

"Hoje, o descarte do lixo produzido na construção civil é muito grande e não podemos mais jogar esse material no meio ambiente. Uma usina como essa é tudo que precisamos para acabar com o descarte incorreto dos resíduos da construção civil", destacou a vice-governadora Cláudia Lelis.

Fonte: http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/gestao/grupo-apresenta-projeto-da-primeira-usina-de-reciclagem-de-residuos-365109-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan