Lina Bo Bardi - Legado eterno de um centenário

Lina Bo Bardi, responsável por obras importantíssimas da arquitetura paulistana e brasileira, completaria 100 anos no dia 5 de dezembro de 2014. Porém, infelizmente, nos deixou em 1992. Mas seu legado é mais que centenário: é eterno. O MASP, o Sesc Pompéia e a Casa de Vidro são grandes marcos, os quais sempre serão lembrados e admirados por todos, pois são as ideias materializadas de Achillina Bo.
Fonte: cmais.com.br
A arquitetura concisa, direta, inteligente de Lina é surpreendente. A simplicidade e riqueza fazem dela uma verdadeira mestra no pensar e no fazer arquitetônico.
Fonte: www.revistabrasileiros.com.br
Fonte: www.revistabrasileiros.com.br
Lina Bo Bardi, a mulher responsável pelo MASP e por outros marcos da arquitetura paulistana e brasileira, por exemplo em Recife e Salvador, é centenária. Imigrante fugida dos regimes totalitários da Europa, Lina nos trouxe uma arquitetura concisa, direta, inteligente. Brutal. O tecido urbano de São Paulo tem, na sua imagem, a materialização das ideias de Lina. A arquitetura paulistana tem, em sua essência, os traços de Lina. O centenário tem, como principal objetivo, homenagear, de formas e formas, uma mestra na arte de arquitetar.

casa-de-vidro-lina-e-pietro
Há 100 anos nascia Achillina Bo, a querida Lina. Graduou-se em Arquitetura & Urbanismo na Universidade de Roma e veio para o Brasil em 1946 com seu marido Pietro Maria Bardi. Naturalizou-se brasileira.

Lina e Pietro em 1951

Em São Paulo, naquela época, tínhamos a figura do rico comunicador Assis Chateaubriand, que estava insatisfeito com a cultura paulistana e decidiu investir na ideia de outro museu (na época, São Paulo contava apenas com o Liceu de Artes e Ofícios, que era da década de 1880).
Chateaubriand precisava, primeiramente, de um consultor de arte. Ficou sabendo que um imigrante italiano estava no Brasil e poderia ajudar. Tal imigrante era Pietro Maria. Sendo assim, Assis também conheceu Lina, para qual designaria o projeto do novo museu da cidade, o qual se localizaria no alto do Vale do Anhangabaú, de frente para o Parque Trianon, num terreno cedido pela prefeitura da capital.
A arquiteta pensou numa forma que seguisse a Av. Paulista, uma forma que pudesse dar continuidade e monumentalidade, o que é muito difícil. O mais marcante do externo é, sem dúvidas, o vão livre. Nele, o desígnio de Lina se concretiza: um lugar para o convívio, para viver o espaço, para transformá-lo em lugar.
Internamente é impossível saber o que mais se destaca. Pietro Maria Bardi conseguiu obras raríssimas (Van Gogh, Delacroix, Gauguin, etc.) por preços quase irrisórios. Assis Chateaubriand investiu bastante e teve retorno. No MASP nós temos França, Itália, Brasil. O Mundo.

Pietro Maria Bardi ao lado das obras que chegaram de navio. Na caixa que contém as preciosidades, pode-se ler “Assis Chateaubriand – Museu de Arte de São Paulo, Brasil” Fonte: masp.art.br
Achillina, além do MASP, possui outras obras que são marcos, que são ilustres, que são belas. O Sesc Pompéia é tudo isso e mais um pouco.

Fonte: cbre.com.br
A antiga fábrica de tambores da Pompéia ganhou três vizinhos prismáticos de proporções gigantescas. Dois prismas retangulares e um cilindro. Os primeiros foram moldados com madeira e algumas placas de plástico, conferindo as linhas externas tão marcantes. As lajes são de concreto protendido. As 70 seções de um metro do segundo, o cilindro, foram moldadas em troncos de cone, o que conferiu uma inclinação às laterais, fazendo com que cada seção se encaixasse na outra e que sobrasse uma saliência para cada metro, resultando num aspecto único.

sesc-pompeia-31
As passarelas que ligam o prisma menor ao maior são, talvez, os pontos mais marcantes do exterior da obra. Cada passarela, apesar de seguir os padrões de dois metros de largura e um metro de peitoril, tem a sua peculiaridade. Umas começam em V e terminam perpendiculares, outras começam perpendiculares e desembocam num Y, etc. Isso é Lina. Essa simplicidade complexa que resulta na beleza arquitetônica que encanta os olhos.
Além disso, internamente, a obra possui blocos à mostra, concreto aparente, chapiscos, etc. Tudo pensado. As janelas irregulares, moldadas por isopores inseridos na concretagem, bem como o aspecto interno citado, traduzem as características simplistas da arquitetura rica de Lina Bo Bardi.
Em 1951, Lina projeta a Casa de Vidro, no Morumbi, a qual servirá de residência para ela e Pietro Maria. Desde 1990 a residência funciona como o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, onde há o acervo pessoal do casal. Neste, há objetos, móveis, obras de arte, milhares de desenhos e escritos de Lina, além de registros fotográficos. O acervo é um dos grandes responsáveis por apresentar importantes conceitos da arte e arquitetura no Brasil.
Achillina Bo. Personalidade forte, marcante. Ideias concisas, transcendentais. Projetos únicos, monumentais. Arquiteta ítalo-brasileira, visionária. Artisticamente e arquitetonicamente singular, centenária.
Lina não fez só arquitetura, pensou. Fez arte na sua casa, com seu marido. Fez cinema no nordeste, com Glauber Rocha. E muito mais. Foi além.
Croqui de Lina Bo Bardi Fonte: OLIVEIRA, Olivia de. Lina Bo Bardi: sutis substâncias da arquitetura. São Paulo, 2006. Página 134.
Croqui de Lina Bo Bardi
Fonte: OLIVEIRA, Olivia de. Lina Bo Bardi: sutis substâncias da arquitetura. São Paulo, 2006. Página 134.
E que todos possam admirar, refletir e se felicitar com o trabalho da mestra Bo Bardi. Simplicidade e riqueza arquitetônica caminhando juntas: vemos na obra de Lina. Concisão, seção, paixão: vemos em Lina e em sua obra. Que esta arquitetura centenária viva para sempre, pois ela é a materialização do ideário de Achillina Bo, a Lina Bo Bardi.


Por Ygor Santos Melo
Estudante de Arquitetura & Urbanismo, desenhista nas horas vagas e leitor sempre que possível. Tenta pensar como filósofo e se expressar como poeta. Humanamente complicado.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan