Nova tecnologia para aferição de medidas de ambientes

Elton Guedes



Sou do tempo que para fazer um levantamento de uma planta era praticamente um trabalho muito árduo, não podia esquecer a trena uma prancheta para anotações e esboços feitos na hora, sem falar da disposição, pois o estica e solta da trena torna-se cansativo.

Alguma semanas atrás vi um vídeo de um aplicativo que funciona para Iphone com uma tecnologia bem interessante. Medir paredes com celular. O App chama-se RoomScan custa em torno de $5.  
Bom comecei a assistir e me empolguei com o que vi, então resolvi baixar para ver se funcionava. Como não tenho Iphone e sou "team" Android fiz uma breve busca e achei os seguintes: MagicPlan FloorFloor Plan CreatorStanley Floor Plan e Bosch Floor Plan.

tons da arquitetura 2
tons da arquitetura 3
tons da arquitetura 1 (1)
tons da arquitetura 4
 Fonte: Google Play

As primeiras impressões foram muito boas, mas verifiquei que para ter uma precisão mais apurada nas medidas é necessário conectar via bluetooth com uma trena a laser. No teste que fiz deu um erro de 4cm usando apenas o aplicativo. 
Todos tem uma forma bem parecida de aferição, mas não igual ao Roomscan do Iphone que basta encostar o smartphone na parade.


Veja o Magic Plan Funcionando (ele demonstra a partir do min 1)



Veja o Floor Plan Creator funcionando



Veja o Stanley Floor Plan funcionando

Além de aferir as medidas é possível conectar os ambientes inserir elementos como portas, janelas, mobiliários, etc;  exportar o trabalho no final para DWG, acredito que isso é o mais fantástico, pois essa intercambialidade é essencial para os profissionais da área.


Veja o Bosch FloorPlan funcionando (não consegui instalar por imcompatibilidade com smartphone)


Em geral o App é gratuito, mas para você exportar a planta que é o mais interessante, você precisa pagar. Os preços variam de acordo com plano anual que você escolhe, ou você pode pagar por planta.

Você já conhecia essa tecnologia?  Já usou ou usa algum deles? Deixe sua contribuição a todos nos comentários abaixo.

​Boas medições :D

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan