Os 7 melhores exemplos de casas compartilhadas do mundo

Em uma sociedade cada vez mais individualista, a ideia de compartilhar espaços e ambientes residenciais parece ser uma utopia, mas esse sistema habitacional já vem sendo implementado desde a década de 1960.
Uma forte característica das Cohousings são seus traços arquitetônicos. A disposição dos ambientes é planejada para fortalecer o convívio em grupo. Em sua grande maioria, são construídas dezenas de casas enfileiradas ou uma em frente à outra, com jardins e áreas de lazer em comum.
Cada residência individual possui sua privacidade, salva por ambientes como quartos, salas de recepção, ou banheiros. Mas a convivência em comunidade começa pelas refeições, pois na maioria das cohousings a cozinha é coletiva, além da lavandeira, biblioteca, sala de ginástica, musculação e espaços de lazer.
Os moradores dividem também algumas atividades e tarefas, como o cuidado com as hortas ou a limpeza das áreas em comum.
Neste conceito é importante frisar a preocupação com o meio ambiente. Na maioria dos casos, os moradores utilizam transportes coletivos, além de ser comum também o compartilhamento de carros e bicicletas.
Acompanhe aqui os sete melhores exemplos de Cohousing do mundo:

Culemborg, Holanda
cohousing1

Portland, EUA
cohousing2

Sebastopol, EUA
cohousing3

Calgary, Canadá
cohousing4

Seattle, EUA
cohousing5

Sporup, Dinamarca
cohousing6

Leeds, Inglaterra
cohousing7

Um grupo já está projetando a primeira Cohousing do Brasil na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais sobre o projeto: http://blogaecweb.com.br/blog/grupo-cria-projeto-para-implantar-primeira-cohousing-no-brasil/

Crédito/fonte da foto: Slate, Grace Kim, Schemata Workshop, Prairie Sky Cohousing, Joe Mabel, Isabella De Maddalena e Christopher Thomond/Guardian
Fonte do post:
Hypeness, Planeta Sustentável e Blog AEC

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan