Pedagogias Radicais: Tibor Weiner e a Escola de Arquitetura da Universidade do Chile (1943-1963)

A educação vem mudando rapidamente ao redor do mundo. Nas últimas décadas, um grande número de pequenas iniciativas locais enfocadas no indivíduo, incentivando a criatividade, curiosidade e diversidade, tem rompido com o modelo tradicional secular de educação. Temos visto também um número crescente de iniciativas online que estão expandindo o acesso ao conhecimento a pessoas que antes não tinham —o único requerimento é um computador com internet. E o melhor: a maioria delas é gratuita. Mas e em relação à educação em arquitetura? Será que ela tem experimentado a mesma transformação?
Em parceria com Radical Pedagogies, um projeto de pesquisa colaborativo plurianual em curso, liderado por Beatriz Colomina com uma equipe de estudantes de Doutorado da Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton, publicaremos uma série de casos paradigmáticos da educação em arquitetura. Neste artigo, Daniel Talesnik apresenta o primeiro caso radical na América Latina: a reforma liderada por Tibor Weiner na Universidade do Chile, influenciado pelos princípios da Bauhaus.
Em 1946, estudantes da Escola de Arquitetura da Universidade do Chile propuseram uma reforma radical no currículo. Dois movimentos prévios de reforma liderados por estudantes, em 1933 e 1939, tentaram substituir o ensino Belas Artes oferecido pela escola por uma aproximação atada à realidade social e necessidades do Chile, mas foram mal sucedidos. Embora os líderes estudantis tivessem uma noção clara das reformas que queriam, sua associação com alguém que tivesse experiência de primeira mão na implementação dessas ideias foi crucial. Os estudantes foram assistidos pelo arquiteto húngaro Tibor Weiner, que se formou em Budapeste e foi aluno de pós-graduação na Bauhaus de Hannes Meyer. Ele acompanhou Meyer a Moscou em 1931 e desembarcou em Chile em 1939.
Student work by Miguel Lawner at Tibor Weiner’s Architectural Analysis class, circa 1946. Chronological development of activities. Courtesy of Miguel Lawner.
Student work by Miguel Lawner at Tibor Weiner’s Architectural Analysis class, circa 1946. Chronological development of activities. Courtesy of Miguel Lawner.
O novo plano de estudos, implementado no primeiro semestre de 1946, era mais simples e mais direto que o plano de estudos da Bauhaus de Meyer, mas se baseou livremente sobre ele. Os estudos eram organizados em dois ciclos —análise e síntese— que por sua vez coincidiam com o estúdio elemental (dois anos) e o estúdio central (três anos). A etapa final compreendia uma seminário de pesquisa e a titulação (um ano). Em paralelo, as aulas do currículo eram organizadas em quatro famílias: técnicas, plástica, sociologia, e filosofia. As sobreposições com o currículo da Bauhaus eram claros —em momentos numa base sujeito-a-sujeito, como nas aulas de higiene, sociologia, e tecnologia dos materiais. Muitos dos cursos de ciências e ciências sociais da Bauhaus de Meyer foram replicados, porém a maior diferença era que o plano de Meyer não incluía aulas de história.
Embora o projeto educacional chileno tenha acontecido dezesseis anos depois da saída de Meyer da Bauhaus, a proposta foi inovadora no contexto sul-americano, já que institucionalizava análises sistemáticas, que traziam consigo um impulso tecnológico, um câmbio estético, uma consciência social dentro da educação arquitetônica. Análise nesse contexto significava examinar um ambiente vivido existente, ou um sítio para um novo projeto, através de estudos de circulação, atividades, relações sociais, clima, etc. A linguagem gráfica era repleta de ciência; os diagramas e gráficos eram parte de uma busca objetiva por soluções arquitetônicas. Mais ainda, os textos e conclusões analíticas eram sociopoliticamente conscientes. A reforma de 1946 consolidou a aproximação analítica que já havia sido depurada no discurso chileno como a base de um amplo plano de estudos. Ela pode ser lida como um esforço de reconectar a arquitetura do Movimento Moderno, na medida em que havia sido importado na América Latina, com uma agenda social. A reforma tentou correlacionar imagem e projeto —método e propósito.
Na reforma, análise era tanto um método como o nome do curso principal —estúdio e teoria juntos— que foi ensinada para alunos de primeiro e segundo ano por Weiner em 1946-47, antes de sua volta em 1948 para sua nativa Hungria.Como uma estratégia de pesquisa, e como uma ferramenta de exploração arquitetônica, a "análise" foi o principal legado educacional de Weiner no Chile. A ferramenta da "análise arquitetônica" que Weiner ajudou a consolidar continuou como um método realizável para enfrentar qualquer problema arquitetônico dado. Essa aproximação equipou os projetos socialmente engajados dos graduados pós-reforma, e ao mesmo tempo impulsionou uma série desses graduados a uma participação ativa na vida política do país nas décadas seguintes.
Estudantes e colegas na despedida de Tibor Weiner no Aeroporto de Los Cerrillos, Santiago do Chile, 1948. Cortesia de Miguel Lawner.
Estudantes e colegas na despedida de Tibor Weiner no Aeroporto de Los Cerrillos, Santiago do Chile, 1948. Cortesia de Miguel Lawner.
"Radical Pedagogies" é um projeto de pesquisa colaborativo plurianual em curso, liderado por Beatriz Colomina com uma equipe de estudantes de Doutorado da Escola de Arquitetura da Universidade de PrincetonAté o momento, o projeto envolveu três anos de seminários, entrevistas, pesquisa de arquivo, conferências de convidados, e quase 80 colaboradores de mais de duas dezenas de países. Nele e em projetos de pesquisa similares conduzidos pelo programa de Doutorado de Princeton, história e teoria da arquitetura são ensinadas e praticadas como um experimento em e de si mesmas, explorando o potencial para colaboração naquilo que é normalmente tido como um campo de empenho individual.
A terceira edição da exposição, titulada "Radical Pedagogies: Reconstructing Architectural Education", está atualmente em exibição no 7° Festival WARSAW UNDER CONSTRUCTION organizado pelo Museum of Modern Art in Warsaw. Versões anteriores foram apresentadas na 3ª Trienal de Arquitetura de Lisboa (2013) e na 14° Bienal de Arquitetura de Veneza, com curadoria de Rem Koolhaas (2014), onde foi premiada com uma Menção Especial.
Fonte: Talesnik, Daniel. "Pedagogias Radicais: Tibor Weiner e a Escola de Arquitetura da Universidade do Chile (1943-1963)" [Radical Pedagogies: Tibor Weiner and the School of Architecture of University of Chile (1943-1963)] 15 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Fracalossi, Igor) Acessado 21 Out 2015.  

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