ABDI lança Manual de Construção Civil

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), lançou ontem (24) o Manual da Construção Industrializada, Conceitos e Etapas – Volume 1: estrutura e vedação. Produzida pela ABDI com o apoio do Grupo de Trabalho da Construção Industrializada, a publicação disponibiliza informações fundamentais sobre as atividades de planejamento, contratação, fiscalização e aceitação dos sistemas construtivos industrializados.



“O Manual deve se consolidar como ferramenta prática de consulta e orientação na contratação de soluções em sistemas construtivos industrializados. A publicação constitui um marco referencial da ação articulada e coordenada entre governo e setor privado para fazer frente ao desafio de avançar, de modo mais célere, a construção civil brasileira rumo à industrialização, objetivando ganhos de produtividade e competitividade”, avalia o presidente da ABDI, Alessandro Teixeira.
Nessa primeira edição, o Manual esboça conceitos, etapas e foca nos sistemas para aplicação em estruturas e vedação e é voltado aos profissionais e às instituições públicas e privadas, em empreendimentos de edificações e obras de infraestrutura. No próximo ano, os volumes 2 e 3 do Manual vão abordar as etapas de montagem e aceitação, sistemas racionalizados, subsistemas de instalação e revestimento, componentes volumétricos (quartos e banheiros prontos etc.) e desempenho ambiental dos sistemas construtivos industrializados.
Durante o lançamento, será realizado o debate “A industrialização da construção como vetor de produtividade”, que discutirá os impactos da construção industrializada sobre a produtividade.

Anicer
O diretor de Relações Institucionais da Associação, Luis Lima, e o  gerente técnico da Anicer, Bruno Frasson, ficaram responsáveis por escrever o conteúdo inerente ao setor de cerâmica vermelha. O material se refere aos sistemas cerâmicos com DATec: DATec nº 008-A – Painéis JETCASA pré-moldados mistos de concreto armado e blocos cerâmicos para paredes; DATec nº 012-A – Painéis pré-fabricados mistos de concreto armado e blocos cerâmicos sem função estrutural – PRECON; DATec nº 009-B – Painéis pré-moldados mistos de concreto armado e blocos cerâmicos para paredes – CASA EXPRESS; DATec nº 021 – Sistema Construtivo “Casas Olé – Painéis Pré-moldados em Alvenaria com Blocos Cerâmicos e Concreto Armado”.

Fonte: http://portal.anicer.com.br/2015/11/abdi-lanca-manual-de-construcao-civil/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan