Sistema unitizado de fachada cortina é o mais usado em edifícios corporativos

As opções, no entanto, não param por aí. Vão de fachadas ventiladas de cerâmica e painéis de alumínio composto (ACM), a granito e laminado TS


Redação AECweb / e-Construmarket
sistemas-para-fachadas-de-edificios
Cortinas de vidro revestem a volumetria náutica do Infinity Tower, do aflalo/gasperine arquitetos (Foto: Daniel Ducci)
Os materiais e as soluções para envelopamento de fachadas vão além dos vidros e esquadrias. Existem as fachadas ventiladas de cerâmica, elementos de painel de concreto arquitetônico,painéis de alumínio composto (ACM), granito e laminado TS (decorativo de alta resistência). Entre as soluções mais empregadas na envoltória desses empreendimentos, entretanto, estão as industrializadas, com destaque para o sistema unitizado de fachada cortina.
De acordo com o engenheiro Crescêncio Petrucci Júnior, diretor na Crescêncio Petrucci Consultoria, a solução apresenta inúmeras vantagens, como velocidade de execução, diminuição na quantidade necessária de mão de obra, flexibilidade para compor geometrias complexas e possibilidade de utilização de diferentes materiais e acabamentos, além de bom desempenho em relação à estanqueidade ao ar e à água. “A escolha dos materiais é sempre orientada para que a esquadria obtenha o máximo de eficiência em relação ao controle solar e ao isolamento acústico, sem deixar de atender à concepção arquitetônica do projeto”, afirma.
O ponto frágil do sistema de fachada cortina é seu processo de instalação. As principais empresas que atendem ao mercado corporativo contam com equipe técnica qualificada e estrutura de fábrica moderna, garantindo a qualidade do produto. “Entretanto, muitas vezes, a instalação das esquadrias deixa a desejar”, afirma Petrucci, lembrando que a responsabilidade pela instalação da fachada cortina é sempre do fabricante.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan