Chamada de trabalhos para o XI Seminário Docomomo Brasil

DOCOMOMO Brasil convida pesquisadores, profissionais e estudiosos envolvidos com o reconhecimento, preservação e valorização das criações do Movimento Moderno para participar do XI Seminário DOCOMOMO Brasil. Esta edição do seminário procura desdobrar o seu foco de interesses, alcance e público por meio de uma perspectiva ampliada. Trata-se de debater as múltiplas dimensões dos movimentos artísticos, estéticos e culturais que contribuíram no processo de modernização do Brasil e da sua sociedade.
O tema do XI Seminário DOCOMOMO Brasil sugere a expansão do interesse de outros campos disciplinares pelo Movimento Moderno para além da arquitetura e do urbanismo, de modo a ampliar a compreensão atual que se tem desta tradição e deste passado recente. Ao incentivar o estudo das manifestações modernas em vários campos culturais, de forma autônoma e através de interfaces com o campo consolidado da arquitetura e do urbanismo no contexto do DOCOMOMO Brasil, o seminário visa reunir práticas e promover debates inter, multi e transdisciplinares, envolvendo um público tão heterogêneo quanto amplo.
Os organizadores do XI Seminário estimulam a submissão de trabalhos provenientes dos mais diversos campos de conhecimento dedicados à reflexão acerca das manifestações do Movimento Moderno, tais como arquitetura, engenharia, história, paisagismo e urbanismo, plenamente consolidado nos seminários DOCOMOMO Brasil, bem como das artes plásticas e visuais, teatro, cinema, comunicação, design, fotografia, literatura, moda, museologia e música.
ENVIO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS
O Comitê Científico do XI Seminário DOCOMOMO Brasil fará a seleção de trabalhos para comunicação oral e painel. A seleção será feita em uma etapa, por meio de um resumo expandido, com no máximo 800 palavras, que deverá ser enviado até o dia 30 de janeiro de 2016. A avaliação definirá a categoria de apresentação (se comunicação oral ou painel). Os autores selecionados para comunicação oral deverão enviar uma versão completa do trabalho, contendo entre 4000 e 6000 palavras até o dia 30 de março de 2016, de acordo com o template a ser disponibilizado.
O arquivo do resumo expandido (em formato .PDF) deve conter:
  • Título do trabalho: fonte Arial 12, negrito, centralizado;
  • Nome(s) do(s) autor(es): fonte Arial 11, normal, centralizado;
  • Formação e filiação (até 200 palavras): fonte Arial 10, normal, centralizado;
  • Resumo (até 800 palavras): fonte Arial 10, normal, espaçamento simples;
  • Figuras (até de 3 imagens): não exceder 2Mb no total;
  • Palavras chave: máximo de três palavras.
CRONOGRAMA
  • Data limite para envio de resumos expandidos: 30 de janeiro/2016
  • Informe da seleção final dos trabalhos: 01 de março/2016
  • Data limite para envio dos trabalhos completos: 30 de março/2016
O DOCOMOMO BRASIL
DOCOMOMO é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1988, na cidade de Eindhoven, na Holanda, com representação em mais de quarenta países e reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas. Está sediado atualmente no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que sediará o próximo Seminário DOCOMOMO International 2016. Os seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, no urbanismo e em manifestações afins.
Em 1992 foi criado o DOCOMOMO Brasil, segundo os princípios do DOCOMOMOInternational. Atualmente, a Comissão Executiva do DOCOMOMO Brasil está sediada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e também conta com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/PE), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Os Seminários DOCOMOMO Brasil, realizados a cada dois anos desde 1995, são um espaço reconhecido nacional e internacionalmente pela sua contribuição para o debate do Movimento Moderno. A atuação do DOCOMOMO Brasil vem se estendendo pelo país através dos núcleos regionais, que realizam ações e eventos de caráter local.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan