Exposição celebra o uso da madeira em obras sustentáveis

Além de maquetes, há painéis que mostram como usar o material para construir diversos tipo de estruturas

Minervino Junior/CB/D.A Press
mantes da arquitetura e interessados no uso sustentável da madeira na construção não podem perder a mostra em cartaz até 13 de dezembro no Espaço Angatu, sede do WWF-Brasil, no Lago Sul. Arquitetura da Madeira no Século XXI apresenta a reprodução de construções sustentáveis feitas com madeira espalhadas pelo mundo inteiro. São 11 maquetes de residências, ateliês, capelas, pavilhões, bibliotecas, passarelas, museus, pontes, vinícolas, edifícios e casas de árvore de diversos locais do Brasil e do mundo, feitas, em sua maioria, por estudantes de arquitetura. 

A exposição celebra o potencial da madeira na construção civil, que tem baixa poluição e durabilidade maior. Segundo especialistas, não existem muitos materiais com qualidade, duração e contemporaneidade para a construção de estruturas. A madeira, no entanto, reúne todos esses quesitos. Em terremotos, abalos sísmicos e, até mesmo, durante incêndios, ao contrário do que muitos pensam, as estruturas de madeira são muito mais resistentes e demoram mais para serem abaladas. Além das maquetes, o público pode conferir 24 painéis com textos e fotografias que mostram como utilizar a madeira para construir diversos tipos de estruturas.

No cenário mundial e contemporâneo, a construção de madeira é largamente utilizada. Entre as obras que podem ser observadas na exposição, há reprodução de edificações no Chile, Japão, Estados Unidos, Áustria, Nova Zelândia, Suíça e Inglaterra. Uma que chama a atenção de quem entra no local é o Museu Yushuara Wooden Bridge, no Japão. Com técnicas tradicionais da arquitetura japonesa e chinesa, é um exemplo de design sustentável, com grandes balanços e utilização de peças de pequenas dimensões.

Fonte e artigo

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan