USP disponibiliza mais de 3 mil livros grátis para download



A Universidade de São Paulo (USP) Disponibilizou mais de 3 mil livros e periódicos para consulta e download na página da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Entre os volumes estão diversos livros raros, documentos históricos, imagens e manuscritos indexados por autor, assunto, título e ano.
De fácil acesso, o acervo abrange uma grande variedade de assuntos que vão de agricultura a direto constitucional, passando por artes, ciências, jornalismo, cinema e também arquitetura e cidades. 
O acervo do projeto foi digitalizado à partir das obras da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que pertence à USP.  Foi criada, em janeiro de 2005, para abrigar e integrar a brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família Mindlin à USP. São cerca de 17.000 títulos, ou 40.000 volumes, mas nem tudo ainda está digitalizado. Parte do acervo doado pertencia ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes, cuja biblioteca foi guardada por Guita e José Mindlin desde a sua morte.
Para a Universidade de São Paulo, o objetivo do projeto de digitalização do acervo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda.

Biblioteca Brasiliana / Rodrigo Mindlin Loeb + Eduardo de Almeida. Image © Ricardo Amado
Biblioteca Brasiliana / Rodrigo Mindlin Loeb + Eduardo de Almeida. Image © Ricardo Amado

Os objetos digitais disponibilizados pela Brasiliana Digital (livros, imagens, mapas, periódicos, obras de referências e manuscritos) vêm acompanhados de uma notificação sobre os direitos de uso das obras. Existem algumas regras para a utilização dos conteúdos, como a proibição do uso dos documentos e livros para uso comercial e a citação da fonte sempre que utilizar o conteúdo em outro contexto.
Para acessar o acervo da Biblioteca Brasiliana da USP, clique aqui
Fonte: Romullo Baratto. "USP disponibiliza mais de 3 mil livros grátis para download" 03 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Dez 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/778166/usp-disponibiliza-mais-de-00-livros-gratis-para-download

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan