Baixe a versão digital do Manual do Arquiteto e Urbanista

Baixe a versão digital do Manual do Arquiteto e Urbanista
O Manual do Arquiteto e Urbanista, um guia para a vida profissional inspirado no Almanarq, publicação produzida pela Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) pela última vez há 17 anos, foi lançado nesta terça-feira (15/12) pelo CAU/BR em Brasília. A primeira tiragem impressa é de 2.000 exemplares, com distribuição gratuita a ser realizada pelos CAu/UF a partir de 2016. Com informações claras sobre as normas e leis que orientam o exercício da Arquitetura e do Urbanismo, o material já está disponível para download gratuito

A secretaria de Mobilização e Inserção Profissional da FNA, Laisa Eleonora Stroher, explica que o manual dos Arquitetos tem como objetivo reunir vários conteúdos que influenciam o exercício profissional dos arquitetos - leis trabalhistas, regulações profissionais, leis urbanísticas - de forma simples e sintética, visando orientar, especialmente, os arquitetos e arquitetas recém formados. "A FNA ficou muito feliz por participar desse processo, que foi fruto de um trabalho coletivo de várias entidades que, durante um ano, revisaram o Almanarq publicado pela FNA em 1998", destaca.

A publicação resultou de um trabalho conjunto das entidades de arquitetura e Urbanismo ligadas ao Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), composto pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), com a colaboração da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). 

Em 112 páginas, as principais informações que dizem respeito à prática legal da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil desde o ensino, passando pela legislação trabalhista e até as normas que regem o bom execício profissional, como o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), o Código de Ética e Disciplina dos arquitetos e Urbanistas e as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo. Há ainda informações sobre Salário Mínimo Profissional, Normas da ABNT e legislações urbanas e ambientais. As ilustrações são do cartunista Paulo Caruso, arquiteto e urbanista por formação.


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan