Escritório de Arquitetura sobre rodas

Autor: Bruna Karpinski
Escritório de Arquitetura sobre rodas


















Pensando em aproximar as pessoas da arquitetura e, ao mesmo tempo, tornar o serviço mais acessível, a arquiteta e urbanista Marcia Monteiro, de São Paulo, criou um escritório móvel que percorre as ruas da Capital. Utilizando um trailer de dez metros quadrados, ela adaptou um espaço que tem até banheiro, ar condicionado e cafeteira para receber os clientes. Rodando há apenas um mês, desde meados de dezembro de 2015, o trailer já contabiliza dezenas de atendimentos.

A Upik - o nome vem de you pick, que em inglês significa você escolhe - oferece consultoria em arquitetura e decoração. Levando em conta a procura crescente por apartamentos pequenos, o foco é em soluções criativas para espaços de até 100 metros quadrados. Após conhecer a história, o estilo e a necessidade do cliente, Marcia dá dicas de decoração,
tipos de acabamento e materiais que podem ser utilizados, além de sugerir cores, tintas, pisos e fornecedores, por exemplo.

“Além da mobilidade, o próprio trailer por si só já é um exemplo de espaço pequeno”, comenta, referindo-se ao ambiente interno do escritório móvel, especialmente projetado para chamar a atenção de quem passa. Quem entra, encontra um ambiente aconchegante e que motiva a troca de ideias. “É um bate-papo, um momento de as pessoas saberem tudo que elas quiserem sobre arquitetura”, comenta a empreendedora.

A cada semana, o trailer estaciona em um lugar diferente. O objetivo é passar por bairros como Vila Olímpia, Moema, Jardim Vila Madalena e Centro. Os pontos variam de acordo com as parcerias que estão sendo negociadas com lojas de mobiliário, revestimento e construtoras. Como atrativo para conhecer o negócio, alguns destes estabelecimentos estão distribuindo um gift card que vale um atendimento. 

Foto: Paulo Neobeck                  

Com dez anos de atividade profissional em um escritório convencional, a arquiteta considera que o serviço ainda é visto como "elitista". "As pessoas têm receio de procurar um escritório de arquitetura porque acham que é caro", avalia. A acessibilidade foi a estratégia encontrada para democratizar o acesso ao serviço.

Por meio do site www.upik.com.br é possível conferir o roteiro da semana, com datas e locais onde estará o trailer, e agendar online o atendimento. O serviço é cobrado por hora de atendimento – R$ 300,00 a hora. Além do serviço de consultoria, o escritório móvel também faz projetos por ambiente ao custo de R$ 500,00.

Graduada pela Belas Artes, Márcia tem pós-graduação em Administração e Marketing para Engenheiros e Arquitetos, pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Ela é uma das profissionais que está à frente do escritório FM Arquitetura, que tem atuação nas áreas corporativo e residencial.



0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan