Norma técnica promete difundir ainda mais o uso de concreto permeável



A Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a norma ABNT NBR 16.416/2015 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18). O documento estabelece requisitos mínimos para projeto, especificação, execução e manutenção de pavimentos permeáveis de concreto, construídos com revestimentos de peças de concreto intertravadas, placas de concreto ou pavimento de concreto moldado em loco.
concreto permaeavel1O gerente de pequisa, desenvolvimento e qualidade da Votorantim Cimentos, Luiz de Brito Prado Vieira, é um dos integrantes do CB-18 na ABNT, e grande entusiasta do texto normativo. Para ele, o documento é divisor de águas, refletindo uma nova realidade de mercado. “Assistimos a um aumento da demanda pelo uso urbano do concreto permeável, também conhecido como poroso, cavernoso ou drenante, que pode ser usado na pavimentação de vias”, afirma.
Como, no entanto, o material ainda não tinha seus requisitos regulados por norma técnica, a aplicação ficava mais restrita. “O concreto permeável já existe há bastante tempo e, com a nova norma, passa a ser relançado. Vinha sendo usado, apenas, em obras de infraestrutura, como trechos de barragens que precisavam permitir a passagem da água”, conta.
concreto permeavelMesmo para a aplicação do concreto poroso em barragens, no entanto, ainda não havia uma regulamentação técnica. “Os construtores trabalhavam em cima de recomendações gerais, que só eram conhecidas por quem tinha expertise nesse tipo de projeto. As construtoras, para difundir o uso de um determinado material, precisam de uma baliza técnica que as ofereça maior nível de segurança na hora de especificar e de aplicar produtos e materiais”, pondera o gerente técnico da Votorantim Cimentos.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan