Projeto prevê construção de parklet com horta e composteira no Rio de Janeiro

A fim de incentivar hábitos sustentáveis, Vaga Viva terá, ainda, placa solar, sistema de captação de água da chuva e estação de coleta de recicláveis

Ilustração mostra como será o projeto
Ilustração mostra como será o projeto
créditos: Vaga Viva

Desde 2014, política de mobilidade urbana que permite transformar vagas de carro em áreas de lazer chegou a São Paulo e, de lá para cá, ganhou as ruas de Belo Horizonte, Joinville, Florianópolis, está chegando em Salvador e tantas outras cidades brasileiras. Só na capital paulistana, ao passear pelas calçadas, encontramos dezenas de parklets em frente a lojas, bares, restaurantes e todo o tipo de estabelecimentos comerciais.

No Rio, a prefeitura implantou a iniciativa em abril deste ano, só que o carioca ainda não conhece bem do que se trata: existem apenas quatro Paradas Cariocas, como foi chamada a iniciativa na cidade maravilhosa. Mas um grupo de entusiastas da ocupação sustentável de espaços públicos pretende mudar esse cenário.


Um desses miniparques que o Rio vai ganhar em 2016 foi batizado de Vaga Viva Ciclo Orgânico. Um projeto de crowdfunding que pretende viabilizar a implantação desse espaço, onde moradores vão poder colher alimentos frescos em uma hortinha e até depositar resíduos orgânicos.

O parklet terá composteira, horta vertical, sistema de captação de água da chuva interligado a canal de irrigação, placa solar para iluminação local, além de estação de coleta de pilhas, baterias e celulares. A ideia é representar os ciclos da natureza, indicados em um circuito informativo educacional dentro da Vaga Viva.

Em um novo formato de financiamento coletivo, a iniciativa conta com o apoio da Natura. Para cada R$ 1 arrecadado, a Natura coloca mais um real, e ainda garante aos apoiadores duas recompensas pelo valor de uma. Aos benfeitores, o projeto oferece luminárias, esculturas em madeira, mudas de planta, composteiras e até consultoria de arquitetura. O link para contribuir é benfeitoria.com/vagaviva.



0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan