Concurso convoca estudantes a projetar novo pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza

Podem participar grupos de até cinco integrantes, compostos por estudantes de arquitetura brasileiros e/ou estrangeiros. Inscrições ocorrem até 18 de abril

Luísa Cortés, do Portal PINIweb

O Portal Projetar.org lançou um concurso voltado a estudantes para o projeto do novo pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Podem inscrever-se grupos de até cinco integrantes, compostos por estudantes de arquitetura brasileiros e/ou estrangeiros que possam comprovar suas matrículas.
Os jardins de Veneza contam com 29 pavilhões, construídos em diferentes épocas e projetados por arquitetos como Alvar Aalto, Hoffmann, Rietveld, Carlos Scarpa, Svere Fehn e James Stirling. "Sua arquitetura é uma antologia de alto valor do século XX, e são uma valiosa oportunidade de um determinado país encontrar a sua identidade ou de moldar o seu passado", diz a organização da competição.

Já o pavilhão brasileiro foi um dos últimos a serem construídos e sua arquitetura possui duas características marcantes, de acordo com o Portal Projetar.org: por um lado possui geometria e simetria rigorosas, evocando ao teor clássico do entorno; por outro evoca conceitos primários da que seria depois a arquitetura modernista paulista. O concurso visa a criação de um novo pavilhão para o Brasil.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan