Poli-USP vai construir edifício para testar soluções sustentáveis da construção

Projeto arquitetônico do novo laboratório no Campus Butantã é do Aflalo/Gasperini. Obras devem começar no próximo semestre

Luísa Cortés, do Portal PINIweb


O espaço deve abrigar laboratórios, escritórios, salas de reunião e espaço multiuso. "O edifício em si é a pesquisa, uma vitrine de diferentes tecnologias inovadoras sendo estudadas e testadas simultaneamente por uma equipe multidisciplinar", explicou a arquiteta Diana Csillag, pesquisadora da Poli-USP e encarregada pela gestão do CICS.
A comissão coordenadora do projeto é composta pelos professores Vanderley John, Vahan Agopyan, Francisco Cardoso e Orestes Gonçalves, todos do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP.
O projeto arquitetônico original do edifício foi elaborado pelo escritório Aflalo/Gasperini, e a sua construção deve começar no segundo semestre do ano. Ele foi concebido de forma a permitir a flexibilidade para mudanças e substituições de suas partes e sistemas, como fachadas, coberturas, revestimentos e iluminação.
Serão monitorados diversos aspectos do laboratório, como geração e consumo de energia e temperatura. O novo edifício deve substituir o antigo prédio da Poli, no campus da USP no Butantã. O seu orçamento inicial é de R$ 15 milhões.

Também foi revelado que está sendo desenvolvido, no Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência da Poli, um concreto eficiente, com baixo teor de ligante - uma solução de baixo custo para reduzir a emissão de gás carbônico da indústria de cimento. Tal material deve ser utilizado no prédio do CICS como um teste-piloto.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan