Revisão histórica do planejamento urbano de Curitiba é tema de dissertação

Revisão histórica do planejamento urbano de Curitiba é tema de dissertação

O conceito de “cidade modelo” e as contradições socioambientais como ocupações irregulares e desigualdade no atendimento ao transporte público são tema da pesquisa A metrópole e o planejamento urbano: revisitando o mito da Curitiba-modelo, de autoria da arquiteta e urbanista Laisa Eleonora Stroher, secretária de Mobilização e Inserção Profissional da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

Professora de arquitetura e urbanismo FIAM-FAAM de São Paulo, Laisa é doutoranda no programa de Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (UFABC). Por meio de uma revisão histórica e crítica da trajetória de planejamento urbano na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a partir da década de 1960, o objetivo foi entender as razões da cidade sustentar o título de “cidade-modelo”, apesar das contradições.

“O tema do trabalho é importante na desconstrução das unanimidades urbanísticas ditadas por uma mesma linha de pensamento há muito tempo”, avalia o presidente da FNA, Jeferson Salazar, destaca a importância de dar lugar ao novo. A dissertação de mestrado foi defendida em 2014, na linha de planejamento urbano e regional, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O trabalho estádisponível para pesquisadores e estudiosos dos temas urbanos no site da FAU/USP.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan