Aumento indiscriminado de carga elétrica pode provocar curto-circuito

Mudança nos hábitos de consumo ou inserção de novos equipamentos na rede estão por trás da alteração na demanda de energia

Redação AECweb / e-Construmarket
Instalações Elétricas PrediaisAo longo dos anos, o aumento de consumo elétrico pode exigir reparos emergenciais, implicando em gastos consideráveis (Dmitry Kalinovsky / shutterstock.com)
Ao longo de toda a vida útil das instalações elétricas prediais, é frequente o aumento indiscriminado da carga. Passível de acontecer em edificações dos mais variados portes, o problema é responsável por elevar o consumo de energia e pode também resultar em consequências mais graves, como assobrecargas.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o número de incêndios gerados por curtos-circuitos em todo o país passou de 295 em 2014, para 441 em 2015. “Trata-se de um aumento relativo surpreendente”, ressalta o engenheiro Marcello Seggiaro, responsável técnico na empresa Elétrica Segura Infraestrutura Elétrica.
O fenômeno pode ser motivado pela mudança nos hábitos de consumo ou ainda devido à inserção de novos equipamentos na rede. “Quando o projeto de determinada instalação privilegia demasiadamente alguns critérios de racionalização, visando a redução de custos na fase de execução, aumentos de carga elétrica ou mudanças de demanda não previstos podem facilmente acarretar cenários de risco incompatíveis com a qualidade do produto entregue pela construtora”, afirma o profissional. Conhecer os reais limites das instalações e as características técnicas dos equipamentos torna-se essencial para minimizar a ocorrência do problema.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan