A primeira impressão é a que fica. Essa expressão é um dos principais motivos pelos quais arquitetos novos no mercado ou com escritórios recém-abertos podem não dormir direito à noite. Lembro que a ideia de ter meu primeiro projeto contratado e realizado foi motivo de muita expectativa no começo da minha carreira.
Claro que ter inseguranças é normal, mas o melhor que temos a fazer é estar bem preparados. Assim, caso apareça alguma surpresa, poderemos reagir da maneira mais natural e honesta possível.
Então, para ajudar você, que está um pouco perdido nesse contato inicial com o seu cliente, fiz este post para a Hometeka para dar algumas dicas de como se preparar para essa primeira experiência ;)

O “olá”

Como um arquiteto prepara o primeiro contato com o clienteUnsplash
Conheça bem o seu cliente
O primeiro contato de todos deve ser para conhecer as necessidades do seu cliente – e é dela que surgirá o chamado programa de necessidades. É nesse momento que ele irá expor sua demanda, seus desejos e, possivelmente, seus sonhos.
É possível que as necessidades não estejam tão claras nem o programa fechado, então, fique atento a qualquer possibilidade de complementação. Nada de deixar o cliente falando sozinho; converse com ele, mostre que você está interessado na reunião.
Porém, fuja da armadilha de dar dicas de projeto/decoração logo na primeira reunião. Elaborar um projeto não se trata de distribuir materiais e revestimentos de maneira aleatória em um ambiente, e deixar isso claro é importante para valorizar o nosso trabalho.
Com isso, considere todas as informações trazidas pelo cliente e procure se mostrar disponível para traduzir seus anseios da melhor maneira possível. Mostrando-se seguro e solícito (nada de arrogância!), você conquistará a confiança do seu cliente.
E por falar em confiança do cliente, é sempre bom ressaltar: não tente, de maneira alguma, forçar o orçamento dele.

Orçamento

Como um arquiteto prepara o primeiro contato com o clienteStocksnap.io
Vamos falar de negócios
Alinhar o orçamento do projeto com o cliente é importante por dois motivos principais: primeiro, para ter noção da viabilidade da realização do serviço; segundo, para não extrapolar o valor disponível para executá-lo.
Caso o orçamento seja muito baixo, é necessário ser franco e deixar claro que o valor não é o suficiente para realizar o serviço. Lembre-se que, caso o orçamento estoure, você deverá ser responsabilizado.
Considerando que esse é o seu primeiro contato, é provável que você ainda não saiba quanto cobrar pela mão de obra, o preço dos materiais, móveis e outros pontos. Mas não precisa se desesperar: assimile a demanda, converse com colegas, fornecedores e faça um orçamento preliminar – que pode ou não ser apresentado ao cliente. Aproveite e confira também o guia da Hometeka de como saber quanto custa construir um projeto de arquitetura.
Nesse caso, me refiro a um processo interno, no qual você tomará conhecimento dos seus instrumentos para trabalhar – outra forma seria passar o orçamento para o cliente, mas esse é outro assunto.