Esquadrias para grandes vãos devem suportar ação dos ventos

Aberturas extensas requerem estruturas que suportem maiores esforços, além de ensaios de segurança, habitabilidade e durabilidade para especificação de componentes

Texto: Gabriel Bonafé
esquadrias-para-grandes-vaos
Esquadrias de vidro permitem passagem de luz e integração visual (Phongsiri Kittikamhaeng/shutterstock.com)
Traçar amplas aberturas para portas e janelas em um projeto arquitetônico, as chamadas esquadrias para grandes vãos, é uma decisão que permite um melhor aproveitamento da iluminação solar e da ventilação natural nas construções. Sob este conceito, é possível alinhar conforto térmico e redução de consumo de energia ao eliminar a necessidade de acender luzes ou de ligar equipamentos de condicionamento do ar.
A preferência por janelas e portas maiores é comum em espaços de alto tráfego, como em átrios de edifícios, shoppings, fábricas e aeroportos, entre outros, pois também otimiza a acessibilidade aos ambientes.
Nada impede que a solução seja adotada em projetos residenciais, mas, por encarecer os custos da obra, se torna uma alternativa mais restrita a casas de alto padrão. Isso porque, para executaresquadrias de grandes dimensões, são necessárias estruturas que possam vencer grandes vãose materiais adequados ao conceito.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan