IPHAN conclui restauração da Igreja Nossa Senhora do Ó em Alagoas

IPHAN conclui restauração da Igreja Nossa Senhora do Ó em Alagoas
Igreja Nossa Senhora do Ó é importante exemplar da
arquitetura religiosa da cidade
Crédito: Divulgação/IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) devolve à comunidade de Ipioca a Igreja Nossa Senhora do Ó restaurada, em Maceió (AL). A intervenção, nascida de forte demanda popular, traz um espaço não apenas com suas condições de uso retomadas, mas com um intenso revelar de elementos artísticos, arquitetônicos e históricos, que compõem as memórias e vivências do bairro e da cidade de Maceió.

Bem tombado pelo Estado e protegido pelo Município, a igreja é importante exemplar da arquitetura religiosa da cidade, mantido pela população por meio da preocupação em guardar partes desprendidas de significativos altares do século XIX. O restauro foi executado por parceria entre o Iphan, a Prefeitura de Maceió e a Cúria Metropolitana. A obra foi entregue à comunidade em missa celebrada neste domingo (3/4), no próprio templo. 

Com recursos do Ministério da Cultura, foram investidos mais de 1,5 milhão de reais em serviços que envolveram a restauração de todos os elementos artísticos em madeira integrados à sua arquitetura; de algumas imagens; de esquadrias e de assoalho de madeira no coro e na sacristia; de rebocos; da cantaria de pedra descoberta durante a obra; além da substituição completa da rede elétrica, instalação de forro e piso; de banheiros coletivos; de sistema de alarme; e de proteção contra descarga elétrica.

Durante a fase de restauração, o Iphan aplicou o conceito de obra aberta aos trabalhos na Igreja Nossa Senhora do Ó, deixando-a aberta à visitação mediante agendamento, e desenvolveu uma proposta continuada de Educação Patrimonial na localidade. De agosto de 2015 à fevereiro de 2016, o Instituto organizou uma série de atividades direcionadas, especialmente às escolas públicas vizinhas ao bem, convidando a comunidade a falar de patrimônio de forma lúdica e divertida, colorindo, brincando, fotografando, e contando histórias.

O Iphan considera de suma importância que a obra executada seja entendida numa perspectiva que ultrapasse o sentido estético e artístico desta edificação centenária, e compreenda os usos, apropriações e significações da comunidade para com o bem, ou seja, o sentido que liga a igreja à vida das pessoas. Foi dessa forma que se intencionou ao longo das obras provocar nos moradores a reflexão sobre o sentimento de pertencimento e identidade em relação à Igreja Nossa Senhora do Ó.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan