O jeito tranquilo de ensinar

O arquiteto Nelson Solano, que atua há 38 anos na área de projetos ambientais, de eficiência energética e em consultoria de projeto como diretor na Geros, empresa associada ProAcústica, no momento, se debruça sobre uma avaliação de pós-ocupação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima. Situada no Butantã, em São Paulo, a escola passou, recentemente, por uma intervenção acústica que fez parte de uma ação solidária, organizada pela ProAcústica.

Leia nessa entrevista, exclusiva para a ProAcústica News, como o arquiteto Nelson Solano irá avaliar as intervenções sonoras da escola. A avaliação tem como objetivo atestar uma possível melhora no  no rendimento escolar.

Nelson Solano

O arquiteto Nelson Solano, que atua há 38 anos na área de projetos ambientais, de eficiência energética e em consultoria de projeto como diretor na Geros, empresa associada da ProAcústica, no momento, se debruça sobre uma avaliação de pós-ocupação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima. Situada no Butantã, em São Paulo, a escola passou, recentemente, por uma intervenção acústica que fez parte de uma ação solidária, organizada pela ProAcústica.

Próxima a uma avenida de grande movimento, essa escola pública experimental tem uma proposta avançada de ensino e, no decorrer dos anos, algumas paredes foram derrubadas para ampliar o tamanho das salas. O espaço aumentou, mas, com mais crianças, o ambiente ficou ainda mais ruidoso.

A escola Amorim existe há 62 anos abriga 860 alunos. Com uma verba da prefeitura de 1.500 reais por mês para a manutenção e serviços emergenciais, a intervenção para melhorar o conforto acústico dos alunos só foi possível graças ao fornecimento gratuito de soluções de projeto, instalação, medições e a obra por empresas associadas da ProAcústica. Os ambientes incluídos nas intervenções para melhorar a qualidade acústica da escola e as ações incluem tratamento dos forros nas salas que dão para a rua transversal e troca de portas e janelas por venezianas acústicas nas salas próximas à avenida Corifeu de Azevedo Marques.

“O objetivo da avaliação é alastrar e criar uma conscientização entre arquitetos, engenheiros, o poder público, professores, alunos e estudantes da necessidade de melhorar a qualidade do aprendizado, o que passa, sem dúvida, pela melhoria das condições ambientais”, salienta o arquiteto.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan