Piso cimentício alia durabilidade e praticidade

Revestimento pode ser especificado tanto para áreas internas quanto externas


Redação AECweb / e-Construmarket
piso-cimenticio
Os pisos contam com diferentes opções de acabamentos e cores (Who is Danny/shutterstock.com)
A denominação piso cimentício faz referência a uma ampla variedade de soluções. Todo revestimento que tem como aglomerante principal o cimento Portland é chamado de cimentício. Nesse grande grupo, é possível dividir os produtos em duas categorias: os pré-fabricados e os moldados in loco.
“Aqueles preparados em indústrias são fornecidos na forma de placas, como os ladrilhos hidráulicosou peças de contorno irregular para confecção de mosaicos”, esclarece o engenheiro Públio Penna Firme Rodrigues, vice-presidente da Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho (Anapre). Já os pisos cimentícios preparados no canteiro são subdivididos em outros dois conjuntos: os produzidos artesanalmente com areia, cimento e, eventualmente, brita; e os pré-industrializados, fornecidos com doses adequadas de agregados especiais, cimento e aditivos, tornando-se necessário somente adicionar água.
Antes usada principalmente para revestir a superfície de grandes fábricas, hoje a solução de alta durabilidade, já é encontrada em residências, áreas comerciais, shoppings e hospitais. O crescimento do uso do material no mercado foi influenciado pelos investimentos dos fabricantes em pesquisas de desenvolvimento, que resultaram no aumento de competitividade na relação custo-benefício, em comparação com as cerâmicas e os porcelanatos. Hoje, os pisos cimentícios também contam com diferentes opções de acabamentos e cores, por isso são indicados tanto paraambientes internos quanto externos. “Basta olhar ao redor para perceber como estão presentes em calçadas, postos de combustíveis, supermercados, garagens, entre outros”, observa Rodrigues.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan